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Destróier dos EUA sai do mar Vermelho e houthis alertam sobre escalada 'inimaginável'

© AFP 2023 / Felix GarzaArquivo: o destróier de mísseis guiados USS Carney patrulha as águas do golfo Pérsico
Arquivo: o destróier de mísseis guiados USS Carney patrulha as águas do golfo Pérsico - Sputnik Brasil, 1920, 14.05.2024
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O destróier USS Carney, o navio de guerra que se tornou o rosto das operações anti-houthi da Marinha dos EUA no outono passado (Hemisfério Norte), deixou o mar Vermelho e chegou a Norfolk, Virgínia, após uma estagnação cansativa que durou meses no Oriente Médio.
A campanha implacável de sequestros de navios e ataques de mísseis e drones contra navios comerciais ligados a Israel da milícia iemenita aos EUA e ao Reino Unido resultou em uma queda de dois terços no tráfego através do mar Vermelho desde dezembro. A milícia prometeu terminar a sua campanha se Israel interromper sua incursão militar em Gaza.
Ao longo deste período, o USS Carney se tornou o primeiro navio de guerra dos EUA a enfrentar drones e mísseis houthis, para proteger Tel Aviv.
O navio de guerra escoltou navios comerciais na tentativa de protegê-los dos ataques houthis, e foi alvo repetidamente de drones e mísseis. A partir de janeiro, o destróier começou a disparar os seus mísseis de cruzeiro contra alvos dentro do Iêmen, em uma tentativa desesperada de enfraquecer o potencial de ataque dos houthis.
A Marinha não detalhou quando exatamente o Carney deixou o mar Vermelho antes de iniciar a longa jornada através do Atlântico. Após o reabastecimento em Norfolk, o navio de guerra deverá navegar para sua base na Estação Naval Mayport, nos arredores de Jacksonville, Flórida.
O USS Carney é o mais recente navio de guerra de duas coligações ocidentais distintas — a Operação Guardião da Prosperidade liderada pelos EUA e o Reino Unido e a Operação Aspides da União Europeia (UE), a deixar o mar Vermelho e voltar para casa. No mês passado, a fragata Hessen da Marinha alemã deixou a área e navegou de volta para a Alemanha enquanto o líder houthi, Abdul Malik al-Houthi, prometia aos países europeus uma passagem segura se eles "não estivessem indo em direção ao inimigo israelense".
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O presidente do Subcomitê de Forças Estratégicas dos Serviços Armados do Senado, Angus King, alertou em uma audiência na semana passada que as defesas antimísseis dos EUA se mostraram exorbitantemente caras e ineficazes.
"Um míssil para interceptar um míssil [estratégico] custa US$ 80 milhões [cerca de R$ 411 milhões]", disse King aos funcionários do Departamento de Defesa dos EUA reunidos. "Bem, no mar Vermelho, os houthis estão enviando drones no valor de US$ 20 mil [cerca de R$ 102,7 mil] e nós os estamos abatendo com mísseis que custam US$ 4,3 milhões [aproximadamente R$ 22 milhões]. A matemática não fecha, senhores. Simplesmente não funciona. O que estamos pensando?", questionou King, um defensor das defesas baseadas em armas de energia dirigida.
O porta-voz militar houthi, Yahya Saree, alertou em uma entrevista coletiva na segunda-feira (13) que a milícia escalaria sua campanha a um nível que o inimigo não pode sequer imaginar se Israel e seus aliados continuarem cruzando as "linhas vermelhas" do Iêmen.

"Gaza é uma linha vermelha para nós, uma linha vermelha. As nossas causas, os locais sagrados e o nosso islã são limites e não os comprometeremos", disse Saree que alertou que "podemos visar coisas que o inimigo não pensou e não pode imaginar, coisas que nem o povo iemenita nem o povo do [mundo árabe e muçulmano] podem imaginar".

Na semana passada, o Centro para Segurança Marítima Internacional, um think tank sobre assuntos de segurança com sede em Maryland, admitiu que as operações navais ocidentais no mar Vermelho foram "prejudicadas por várias deficiências", incluindo "escassez de munições, falta de coordenação entre nações aliadas, bem como equipamentos deficientes".
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