Cientistas detectam na Via Láctea umas das estrelas mais antigas do Universo, revela estudo

© Foto / Pixabay / varadannadateVia Láctea (imagem referencial)
Via Láctea (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2024
Algumas estrelas da nossa própria galáxia – Via Láctea – são das mais antigas alguma vez detectadas, aponta uma pesquisa recente publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Os astros estão no halo da Via Láctea, que é um manto de estrelas que rodeia o disco galáctico. As estrelas estão relativamente perto de nós, a apenas 30.000 anos-luz da Terra. Os pesquisadores descobriram que as estrelas têm entre 12 bilhões e 13 bilhões de anos, apontando que elas remontam ao tempo das estrelas mais antigas que podemos observar, escreve Quartz.
As primeiras estrelas em todo o cosmos não surgiram antes de o Universo ter cerca de 100 milhões de anos. Vale destacar que a idade do Universo é de aproximadamente 13,82 bilhões de anos.
© flickr.com / NASA Goddard Space Flight CenterHubble da NASA mostra que Via Láctea tem colisão frontal como seu destino (imagem referencial)
Hubble da NASA mostra que Via Láctea tem colisão frontal como seu destino (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2024
As estrelas foram detectadas em dados coletados pelo telescópio Magellan-Clay do Observatório Las Campanas. Os astros analisados são pobres em metais – especificamente carentes de estrôncio e bário – semelhante às estrelas anteriormente encontradas em galáxias anãs ultrafracas, algumas das galáxias mais antigas que também podem ser os blocos de construção da Via Láctea.
Tal como as estrelas recém-detectadas – e outro grupo de estrelas que giram perto do centro galáctico – Earendel, a estrela mais antiga conhecida, é pobre em metais, indicando que se formou tão cedo no Universo que elementos mais pesados ainda não haviam encontrado o caminho para estrelas como o nosso Sol.