VÍDEO mostra explosão mais poderosa do Sol que causou tempestades geomagnéticas dirigidas à Terra
12:54 16.05.2024 (atualizado: 13:59 16.05.2024)
© Pixabay / AstroGraphix_VisualsSol, imagem ilustrativa
Nos siga no
O Sol passou pela maior erupção do seu atual ciclo nesta semana, após gerar uma poderosa tempestade solar que trouxe auroras deslumbrantes aos céus dos hemisférios Norte e Sul.
As explosões foram emitidas por um aglomerado de manchas solares superativo, a Região Ativa 3664, que disparou ejeções de massa coronal (CME, na sigla em inglês) – nome científico para grandes explosões de plasma do Sol.
Essas ejeções desencadearam severas tempestades geomagnéticas dirigidas à Terra, o que resultou na visibilidade das luzes de aurora boreal na última semana para grande parte do mundo, relata a agência Axios.
This one deserves a close up! 📸
— NASA Sun & Space (@NASASun) May 14, 2024
Here’s another, multi-wavelength look at today’s X8.7-class solar flare, the most powerful of this solar cycle. pic.twitter.com/TxxGDNTXmF
O Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos (SWPC, na sigla em inglês), disse na terça-feira (14) que as explosões solares continuam e alertou sobre possíveis interrupções nos sinais de rádio.
A atividade do Sol é medida em ciclos de 11 anos e era esperada atividade mais frequente porque o atual ciclo solar 25, que começou em dezembro de 2019, estava muito próximo do seu pico, de acordo com Rob Steenburgh, cientista espacial do SWPC, citado pela mídia.