Watchdog dos EUA: 12% da ajuda norte-americana à Ucrânia no 2º trimestre 'não foi contabilizada'
13:53 16.05.2024 (atualizado: 15:04 16.05.2024)
© AFP 2023 / Sergei SupinskyUm militar ucraniano trabalhando para receber a entrega de mísseis antitanque portáteis Javelins FGM-148 norte-americanos fornecidos pelos EUA à Ucrânia como parte de um apoio militar, no aeroporto Borispol de Kiev, 11 de fevereiro de 2022
© AFP 2023 / Sergei Supinsky
Nos siga no
Cerca de 12% da ajuda de segurança dos EUA fornecida à Ucrânia entre 1º de janeiro e 31 de março não foi contabilizada, disse nesta quinta-feira (16) o inspetor-geral do Departamento de Defesa dos EUA em relatório de supervisão trimestral sobre o apoio dos EUA à Ucrânia.
"Com base nas informações fornecidas pelo Escritório de Cooperação de Defesa dos EUA [ODC-Kiev], no final do trimestre, 88% dos artigos de defesa estavam em conformidade e 12% estava 'negligenciado' ou não contabilizado", afirma o relatório.
No entanto, os dados mais recentes representam um aumento de 13% na taxa de conformidade em comparação com o trimestre anterior, afirma o relatório.
O inspetor-geral do Departamento de Defesa disse que continua conduzindo uma série contínua de avaliações sobre o cumprimento dos requisitos para rastrear e monitorar o uso final de equipamentos fornecidos pelos EUA na Ucrânia.
Os países ocidentais forneceram centenas de bilhões de dólares em ajuda militar e financeira à Ucrânia desde o início da operação militar especial da Rússia em fevereiro de 2022. Os envios de ajuda incluíram artilharia; tanques e outros veículos blindados; sistemas de defesa aérea; mísseis; munições variadas e cluster (fragmentação); entre outros equipamentos.
A Rússia tem alertado consistentemente contra as contínuas entregas de armas do Ocidente coletivo à Ucrânia, dizendo que apenas prolongam o conflito.