https://noticiabrasil.net.br/20240519/exercito-do-ira-aciona-todos-os-esforcos-para-encontrar-raisi-mau-tempo-inviabiliza-buscas-aereas-34681241.html
Exército do Irã aciona todos os esforços para encontrar Raisi; mau tempo inviabiliza buscas aéreas
Exército do Irã aciona todos os esforços para encontrar Raisi; mau tempo inviabiliza buscas aéreas
Sputnik Brasil
Pelo menos 40 equipes estão no local onde o helicóptero do presidente iraniano sumiu após fazer pouso de emergência. Rússia se coloca à disposição para... 19.05.2024, Sputnik Brasil
2024-05-19T15:01-0300
2024-05-19T15:01-0300
2024-05-19T19:27-0300
panorama internacional
oriente médio
mundo
ebrahim raisi
aiatolá ali khamenei
irã
azerbaijão
corpo de guardas da revolução islâmica (irgc)
exército
crescente vermelho
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/05/13/34681372_0:100:1920:1180_1920x0_80_0_0_669a66d725f0e29454087d96a04be61b.jpg
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o major-general Mohammad Bagheri, afirmou neste domingo (19) que todas as forças disponíveis do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) foram mobilizadas para encontrar o helicóptero que transportava o presidente do país, Ebrahim Raisi, desaparecido após realizar um pouso de emergência no noroeste do país. A informação foi veiculada pela agência de notícias iraniana Fars.Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem que contou com a presença do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. O helicóptero que transportava o presidente iraniano precisou fazer um pouso forçado por contas das más condições climáticas quando sobrevoava a floresta de Dizmar, localizada entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província de Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.Havia três helicópteros, dois dos quais, com Ali Mehrabian, ministro da Energia, e Mehrdad Bazrpash, ministro das Estradas e Desenvolvimento Urbano, que chegaram ao seu destino em segurança.Entre os passageiros do helicóptero que sofreu o acidente estavam o presidente do país, Ebrahim Raisi; o imã Al-Hashem, da mesquita de Tabriz; Hossein Amir-Abdollahian, ministro das Relações Exteriores; e Malik Rahmati, governador da província do Azerbaijão Oriental.Segundo a agência iraniana IRNA, pelo menos 40 equipes de busca estão no local, mas os trabalhos são dificultados por conta das características montanhosas do terreno e pelas más condições climáticas. O chefe do Crescente Vermelho para o Irã, Pirhossein Koulivand, afirmou que as condições climáticas tornam impossível a realização de buscas aéreas, mas enfatizou que drones estão sendo enviados ao local do acidente.O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, expressou otimismo de que o presidente e sua comitiva serão resgatados com vida.Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) informaram que estão acompanhando a situação. Os governos de Arábia Saudita, Azerbaijão e Turquia se colocaram à disposição para auxiliar nas buscas.A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Moscou está "monitorando cuidadosamente as informações que chegam sobre o ocorrido com os passageiros do helicóptero, entre os quais estavam representantes de alto escalão do Irã, incluindo o presidente Raisi".Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que o país está à disposição para fornecer todo o apoio possível nas operações de busca.
oriente médio
irã
azerbaijão
oriente
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/05/13/34681372_107:0:1814:1280_1920x0_80_0_0_7eab153e8c105fe3970215ec545b3c50.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
oriente médio, mundo, ebrahim raisi, aiatolá ali khamenei, irã, azerbaijão, corpo de guardas da revolução islâmica (irgc), exército, crescente vermelho, helicóptero, buscas, pouso de emergência, oriente, oriente médio e áfrica
oriente médio, mundo, ebrahim raisi, aiatolá ali khamenei, irã, azerbaijão, corpo de guardas da revolução islâmica (irgc), exército, crescente vermelho, helicóptero, buscas, pouso de emergência, oriente, oriente médio e áfrica
Exército do Irã aciona todos os esforços para encontrar Raisi; mau tempo inviabiliza buscas aéreas
15:01 19.05.2024 (atualizado: 19:27 19.05.2024) Pelo menos 40 equipes estão no local onde o helicóptero do presidente iraniano sumiu após fazer pouso de emergência. Rússia se coloca à disposição para fornecer assistência nas buscas.
O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, o major-general
Mohammad Bagheri, afirmou neste domingo (19) que todas as forças disponíveis do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês)
foram mobilizadas para encontrar o helicóptero que transportava o presidente do país, Ebrahim Raisi, desaparecido após
realizar um pouso de emergência no noroeste do país. A informação foi
veiculada pela agência de notícias iraniana Fars.
"Para procurar e resgatar o helicóptero do presidente e sua comitiva, todos os meios, equipamentos e capacidades do Exército, do IRGC e do comando da polícia devem ser acionados", disse Bagheri, acrescentando que há uma investigação sobre o incidente em curso.
Raisi retornava de uma cerimônia de inauguração de uma barragem que contou com a presença do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev. O helicóptero que transportava o presidente iraniano precisou fazer um pouso forçado por contas das más condições climáticas quando sobrevoava a floresta de Dizmar, localizada entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, na província de Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irã.
Havia três helicópteros, dois dos quais, com Ali Mehrabian, ministro da Energia, e Mehrdad Bazrpash, ministro das Estradas e Desenvolvimento Urbano, que chegaram ao seu destino em segurança.
Entre os passageiros do helicóptero que sofreu o acidente estavam o presidente do país, Ebrahim Raisi; o imã Al-Hashem, da mesquita de Tabriz; Hossein Amir-Abdollahian, ministro das Relações Exteriores; e Malik Rahmati, governador da província do Azerbaijão Oriental.
Segundo a agência iraniana IRNA, pelo menos 40 equipes de busca estão no local, mas os trabalhos são dificultados por conta das características montanhosas do terreno e pelas más condições climáticas. O chefe do Crescente Vermelho para o Irã, Pirhossein Koulivand, afirmou que as condições climáticas tornam impossível a realização de buscas aéreas, mas enfatizou que drones estão sendo enviados ao local do acidente.
O líder supremo do Irã, o aiatolá
Ali Khamenei, expressou otimismo de que
o presidente e sua comitiva serão resgatados com vida.
"Esperemos que Deus Todo-Poderoso devolva o nosso respeitado e honrado presidente Raisi e os seus camaradas aos braços do povo iraniano", disse Khamenei no seu primeiro discurso após o incidente.
Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) informaram que estão acompanhando a situação. Os governos de Arábia Saudita, Azerbaijão e Turquia se colocaram à disposição para auxiliar nas buscas.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Moscou está "monitorando cuidadosamente as informações que chegam sobre o ocorrido com os passageiros do helicóptero, entre os quais estavam representantes de alto escalão do Irã, incluindo o presidente Raisi".
"Esperamos sinceramente que eles estejam vivos e que sua vida e saúde não estejam em perigo. A Rússia está pronta para fornecer toda a assistência necessária na busca pelo helicóptero desaparecido e na investigação das causas do incidente", afirmou Zakharova.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia informou que o país está à disposição para fornecer todo o apoio possível nas operações de busca.
"Estamos acompanhando com preocupação a situação relacionada ao acidente de helicóptero no Irã hoje. Esperamos que as autoridades iranianas a bordo, incluindo o presidente Ebrahim Raisi e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, estejam seguros e salvos. Tomamos medidas para fornecer todo o apoio possível nas operações de busca e salvamento", informou em comunicado a chancelaria turca.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).