- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula zera imposto de importação para 3 tipos de arroz até dezembro

© Sputnik / Vitaly TimkivGrãos de arroz da Chisty Ris, cultivados na região de Krasnodar, Rússia, em 6 de outubro de 2022
Grãos de arroz da Chisty Ris, cultivados na região de Krasnodar, Rússia, em 6 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Nos siga no
Em medida emergencial para garantir abastecimento de arroz no Brasil e evitar uma escalada nos preços, o comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta segunda-feira (20) a isenção do imposto de importação para três tipos do cereal.
A decisão, anunciada anteriormente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi motivada pelas recentes enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, o principal produtor de arroz do país.
Com a nova resolução, dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto, com validade até 31 de dezembro de 2024.

"Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta", justificou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em nota à imprensa.

O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% da produção de arroz no Brasil. Recentes enchentes devastaram a região, deixando vastas áreas de cultivo submersas e prejudicando significativamente a colheita e o transporte do produto.
A situação levou a uma menor oferta de arroz nos mercados brasileiros, resultando em um aumento dos preços. No início deste mês, Lula já havia sugerido a possibilidade de importar arroz para estabilizar os preços e garantir o abastecimento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала