- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Militares da Divisão Reativa da Brigada de Artilharia do agrupamento de tropas Tsentr (Centro), do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia, atacam posições das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Avdeevka, durante a operação militar especial, em 8 de março de 2024 - Sputnik Brasil

819º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém, após mais de seis meses, ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental. Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, desde o início da contraofensiva da Ucrânia, Kiev perdeu mais de 125 mil homens e cerca de 16 mil unidades de equipamento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Antigas primeiroRecentes primeiro
15:22 22.05.2024
EUA afirmam estar envolvidos nos preparativos para a cúpula de paz na Ucrânia na Suíça, mas não há anúncio oficial sobre presença de Joe Biden
14:26 22.05.2024
Perigo de mísseis declarado em toda a região de Belgorod, informa governador
10:35 22.05.2024
Nos últimos dias, o agrupamento de tropas russas Sever (Norte) conseguiu expandir a linha da frente, dizem autoridades
A linha da frente já abrange a parte oriental da região de Carcóvia, segundo informou o chefe da administração russa da região, Vitaly Ganchev. No total, conforme seus dados, as forças russas controlam cerca de 300 km2 do território da região.
09:24 22.05.2024
09:22 22.05.2024
Ataque ucraniano na região de Zaporozhie causa envenenamento entre moradores civis, diz resistência pró-russa
07:16 22.05.2024
Forças russas libertam povoado de Klescheevka, na República Popular de Donetsk, diz Defesa da Rússia
02:30 22.05.2024
Artilharia russa elimina posto avançado ucraniano na região de Carcóvia
A artilharia do agrupamento de tropas russas Sever (Norte) destruiu na região de Carcóvia um posto avançado das tropas ucranianas e respectivo contingente, os soldados ucranianos sobreviventes fugiram para a floresta, relatou à Sputnik um militar russo com o codinome Bratishka.
De acordo com ele, quase todos os combatentes no abrigo subterrâneo foram eliminados, fato confirmado pela inteligência.
02:20 22.05.2024
Aviões russos Su-25 atingem com mísseis equipamento ucraniano camuflado
Aviões de ataque ao solo Su-25 atingiram com mísseis equipamento militar camuflado das tropas ucranianas na zona de responsabilidade do agrupamento de tropas russas Vostok (Leste), informou o Ministério da Defesa da Rússia.
O ataque foi realizado com mísseis não guiados em coordenadas definidas, acrescenta o comunicado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала