Cientistas descobrem fenômeno que aceleraria a tecnologia quântica

© Foto / Pixabay / TheDigitalArtistComputador quântico (imagem referencial)
Computador quântico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2024
Em cooperação com cientistas internacionais, pesquisadores russos encontraram uma peculiaridade no modelo científico de Schwinger, que permitiria tornar os computadores quânticos mais poderosos.
Cientistas da Universidade Tecnológica de Pesquisa Nacional MISIS russa descobriram novas propriedades em uma das principais teorias na área das tecnologias quânticas, que promete acelerar a criação de processadores quânticos mais avançados, como parte de um grupo de pesquisa internacional.
A questão é o bem estudado modelo de Schwinger, proposto pelo físico americano Julian Schwinger em 1951. Foi descoberto pela primeira vez que ele tem as propriedades de alguns objetos matemáticos (fractais), cuja estrutura é repetida em escalas cada vez menores, conforme indica o estudo publicado na revista Physical Review Letters.
O Telescópio Espacial Hubble registrou uma imagem de um aglomerado de galáxias massivo, o eMACS J1823.1+7822, que fornece informações sobre a distribuição de matéria escura e age como um telescópio natural para observar objetos distantes - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Nova teoria radical questiona existência de matéria escura
Aleksei Fedorov, um dos autores do estudo, diretor do Instituto de Física e Engenharia Quântica da Universidade Tecnológica de Pesquisa Nacional MISIS, e chefe do grupo científico Tecnologias de Informação Quântica do Centro Quântico Russo, explicou que a descoberta deu aos autores a oportunidade de propor um novo método eficaz de cálculo, permitindo a criação de novos processadores quânticos mais avançados, que poderão realizar cálculos complexos.
"Até agora, aprendemos a aplicar nosso método na física de alta energia, mas, no futuro, ele poderá ser usado para resolver problemas relacionados à logística, aprendizado de máquina, criptografia e modelagem de materiais quânticos com propriedades únicas, como a supercondutividade à temperatura ambiente", disse.
Segundo Fedorov, os computadores quânticos, diferentemente dos computadores clássicos, usam os princípios da mecânica quântica para realizar cálculos e podem resolver problemas muito mais complexos.