Encontram no México caixa de oferendas com mais de 50 facas de obsidiana (FOTOS)
08:04 25.05.2024 (atualizado: 12:58 25.05.2024)
© Sputnik / Nataliya Selivyorstova / Acessar o banco de imagensTemplo de Kukulcán na cidade antiga de Chichén Itzá, México
© Sputnik / Nataliya Selivyorstova
/ Nos siga no
Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México descobriram uma caixa de pedra contendo oferendas cerimoniais durante as escavações do templo I, também conhecido como o Grande Porão, na zona arqueológica de Tlatelolco.
Tlatelolco era uma cidade-Estado pré-colombiana localizada no Vale do México, na atual Cidade do México. Os habitantes, conhecidos como tlatelolca, eram um povo mexica de língua náuatle que se estabeleceram na região durante o século XIII.
Durante os trabalhos de escavação, arqueólogos do INAH encontraram uma caixa de pedra no templo I, um complexo retangular situado a noroeste do Templo Mayor Tlatelolca.
De acordo com os pesquisadores, a caixa foi depositada como uma oferenda cerimonial algures entre 1375 e 1418 d.C., para consagrar uma extensão arquitetônica do templo em dedicação ao Tezcatlipoca Negro, escreve Heritage Daily.
Descubren ofrenda de consagración en el Gran Basamento de Tlatelolco
— Centro INAH Querétaro (@INAHQueretaro) May 24, 2024
🔸 Dentro de una caja de piedra, que debió ser colocada entre 1375 y 1418 d.C., se hallaron 59 navajillas, siete cuchillos de obsidiana y bloques de copal
🔗 https://t.co/FuydvpUgSy pic.twitter.com/W4GhHb9gYv
Descobrem oferenda de consagração no Grande Basamento de Tlatelolco. Dentro de uma caixa de pedra, que deveria ter sido colocada entre 1375 e 1418 d.C., foram encontrados 59 navalhas, sete facas de obsidiana e blocos de copal.
O Tezcatlipoca Negro era o deus da providência, do invisível e das trevas, senhor da noite e governante do norte, e também era associado com obsidiana e o conflito. No decorrer dos trabalhos descobriram um altar de pedra, provavelmente usado como um local de culto da elite militar, onde descobriram uma cista selada contendo a caixa de pedra.
A caixa continha 59 facas de bolso e sete facas, todas feitos de obsidiana, e vários blocos de resina de copal. De acordo com o arqueólogo Laue Padilla, esses itens foram usados para atos de autossacrifício por sacerdotes tlatelolca e altos funcionários. A caixa pode conter outros materiais, que serão confirmados à medida que o trabalho arqueológico progride.