- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA chamam ações de Pequim no mar do Sul da China de 'perigosas e desestabilizadoras'

© Foto / Conta WeChat da Frota do Mar do Sul da China do Exército de Libertação Popular (ELP) chinêsGrupo liderado pelo porta-aviões Shandong em exercícios no mar do Sul da China
Grupo liderado pelo porta-aviões Shandong em exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2024
Nos siga no
O coordenador do Departamento de Estado dos EUA para a China, Mark Lambert, expressou nesta segunda-feira (27), em reunião virtual com o diretor-geral chinês para Assuntos de Fronteiras e Oceânicos, Hong Liang, preocupação com as ações "perigosas e desestabilizadoras" de Pequim no mar do Sul da China.

"Os Estados Unidos levantaram preocupações com as ações perigosas e desestabilizadoras da RPC [República Popular da China] que interferem no exercício da liberdade de navegação em alto-mar por outros Estados e reafirmaram a aliança férrea dos Estados Unidos compromissos e apoio constante à defesa do direito internacional do mar", disse o Departamento de Estado dos EUA em comunicado.

Washington também está profundamente preocupada com os exercícios militares do Exército de Libertação Popular em torno de Taiwan, disse o comunicado.
Uma delegação do Congresso dos EUA, chefiada pelo presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, Michael McCaul, está em visita a Taiwan de 26 a 30 de maio.
Helicóptero Chinook australiano antes de ser despachado no porto de Brisbane, Austrália, 19 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2024
Panorama internacional
EUA se preparam para guerra com a China em meio a provocação de Washington sobre Taiwan
Nesta segunda-feira, a delegação foi recebida pelo novo chefe da administração da ilha, Lai Ching-te. A posse de Lai, em 20 de maio, foi seguida de exercícios militares abrangentes das Forças Armadas chinesas na semana passada.
Durante a visita, McCaul disse que os EUA continuariam a cumprir suas obrigações com Taiwan ao abrigo da Lei de Relações com Taiwan de 1979, incluindo o fornecimento de armas defensivas.
Entretanto, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning, apelou aos EUA para que parem de jogar a "carta de Taiwan" e de apoiar as forças separatistas que procuram a independência da ilha.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала