- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

FMI eleva projeção do PIB brasileiro de 2% para 2,5% a médio prazo

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertLuiz Inácio Lula da Silva, presidente brasileiro, e Kristalina Georgieva, diretora do FMI, durante reunião
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente brasileiro, e Kristalina Georgieva, diretora do FMI, durante reunião - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2024
Nos siga no
Técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciaram nesta terça-feira (28) que o produto interno bruto (PIB) brasileiro deve ser maior do que o previsto pela instituição, subindo para 2,5%. A projeção anterior divulgada em abril foi de 2%.
Segundo o órgão, a melhoria se deve à "ambiciosa agenda de crescimento sustentável e inclusiva" e ao novo imposto único sobre valor agregado previsto na Reforma Tributária que deve "fortalecer a produtividade, criar empregos formais e reduzir a desigualdade".

"Nos últimos dois anos, a economia do Brasil demonstrou notável resiliência, com a inflação caindo no intervalo da meta. A equipe do FMI espera que o crescimento modere no curto prazo antes de se fortalecer para 2,5% no médio prazo — uma revisão para cima em relação aos 2% projetados na consulta do Artigo IV de 2023. Olhando para o futuro, dadas as condições fortes do mercado de trabalho e as expectativas de inflação acima da meta de 3%, manter a flexibilidade no ciclo de cortes é prudente", diz trecho do artigo.

Cédulas de dólar americano e euro (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Panorama internacional
FMI: PIB mundial deve crescer 3,2%; aumento previsto para o Brasil fica acima de 2% ao ano
O FMI elogiou ainda o uso cada vez mais frequente do Pix no país e a moeda oficial brasileira, em formato digital, Drex, pelo Banco Central.

"A agenda de inovação financeira do Banco Central do Brasil tem promovido inclusão financeira, eficiência e concorrência. A adoção do sistema de pagamentos instantâneos Pix continua a se expandir, fazendo do Brasil um líder global em transações per capita. O Banco Central do Brasil também está na vanguarda das moedas digitais de bancos centrais com sua iniciativa principal, o Drex, enquanto desafios de privacidade e segurança estão sendo abordados", diz a nota.

As consequências dos estragos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul para a economia brasileira ainda são incertos, segundo o FMI, mas o "sólido sistema financeiro, reservas cambiais, baixa dependência de dívida estrangeira, câmbio flutuante e grandes reservas de caixa" mostram ser capazes de superar o problema.

Prévia da inflação acelera em maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a prévia da inflação ficou em 0,44% em maio, 0,23 ponto percentual (p. p.) acima da taxa registrada em abril (0,21%).
As maiores influências vieram dos grupos Saúde e cuidados pessoais, que registrou alta de 1,07%; e Transportes, que acelerou 0,77%, em grande parte por causa da alta na gasolina (1,9%), responsável pelo impacto de 0,09 p. p.
O IPCA-15 acumula alta de 2,12% e, em 12 meses, de 3,70%, abaixo dos 3,77% nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2023, o IPCA-15 foi de 0,51%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала