- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Minsk suspende participação no Tratado sobre Forças Convencionais na Europa: 'Não nos deram escolha'

© Sputnik / Vitaly AnkovO presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, gesticula durante evento em Vladivostok, na Rússia, 13 de abril de 2022
O presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, gesticula durante evento em Vladivostok, na Rússia, 13 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2024
Nos siga no
O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, sancionou uma lei que suspende a aplicação do Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa (FACE) no país.
"Suspende-se a aplicação do Tratado sobre Forças Armadas Convencionais na Europa, estabelecido em 19 de novembro de 1990", ordena o documento.
A medida foi aprovada pelo parlamento belarusso em 6 de maio, depois de vários países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) terem suspendido o FACE, o acordo considerado uma pedra angular da arquitetura de segurança europeia e que limitava o número de tanques, veículos blindados, artilharia pesada, aviões e helicópteros de combate das nações signatárias.
A decisão belarussa é uma medida de resposta que visa garantir a segurança nacional do país, comentou o Ministério das Relações Exteriores de Belarus nesta quarta-feira (29).

"A decisão dos Estados-membros da OTAN de suspender o Tratado FACE não nos deixou escolha. A suspensão do Tratado FACE por Belarus é uma medida de resposta forçada que visa garantir a segurança nacional do país no contexto da destruição do sistema de controle de armas convencionais existentes em regime na Europa e a contínua escalada das tensões político-militares na região", disse o ministério em comunicado.

Agente belarusso observa as movimentações na fronteira entre Belarus e Polônia em Brest - Sputnik Brasil, 1920, 13.05.2024
Panorama internacional
Polônia planeja alocar US$ 375 milhões para fortalecer a cerca na fronteira com Belarus
Anteriormente, o presidente da comissão permanente de assuntos internacionais do parlamento belarusso, Sergei Rachkov, explicou que o seu país não se retirava do FACE, mas sim suspendia a sua participação no tratado até que os países da OTAN voltassem ao seu cumprimento integral.

O FACE foi assinado em Paris em 1990 pelos 16 países-membros da então OTAN e seis Estados do Pacto de Varsóvia. Nove anos depois, em 1999, uma variante atualizada do tratado foi assinada em Istambul, Turquia, após a dissolução do Pacto de Varsóvia em 1991. O novo Acordo de Adaptação ao Tratado foi ratificado apenas por Belarus, Cazaquistão, Rússia e Ucrânia.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала