- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sonda chinesa pousa em lado oculto da Lua para coletar dados do solo (VÍDEO)

© Foto / Xinhua / Guo ChengFoguete transportando a sonda Chang'e-6 decola de sua plataforma de lançamento na Base de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, em 3 de maio de 2024
Foguete transportando a sonda Chang'e-6 decola de sua plataforma de lançamento na Base de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, em 3 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2024
Nos siga no
A sonda chinesa Chang'e-6 pousou na cratera Aitken, no lado oculto da Lua, para coletar amostras do solo, informou uma agência de notícias estatal da China.
"A sonda Chang'e-6 da China pousou com sucesso na zona de pouso designada na Bacia Polo Sul-Aitken, no lado oculto da Lua para coletar amostras lunares. A Chang'e-6 é composta por um orbitador, um módulo de retorno, um módulo de aterrissagem e um ascensor. O módulo de aterrissagem mais o ascensor se separaram do orbitador e módulo de retorno em 30 de maio", publicou a agência Xinhua.
No dia 3 de maio, a China lançou com sucesso o foguete transportador Longa Marcha-5 Y8 com a sonda lunar Chang'e-6, que trará amostras de solo do lado oculto da Lua. O foguete decolou do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, sul da China.
A sonda Chang'e-6 também carrega uma câmera panorâmica, instrumentos para análise de minerais e dispositivos para analisar a estrutura do regolito lunar.
Além disso, a sonda transporta como carga internacional o detector francês DORN para determinar a concentração de gás rádon e produtos de seu decaimento na superfície da Lua, o analisador de íons negativos NILS da Agência Espacial Europeia, um refletor laser italiano e um Satélite ICUBE-Q do Paquistão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала