Espaçonave da SpaceX retorna à Terra e consegue realizar o teste de pouso na 4ª tentativa
12:51 07.06.2024 (atualizado: 13:06 07.06.2024)
© AP Photo / John RaouxFoguete Falcon Heavy da SpaceX decola da plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, Flórida, EUA, 13 de outubro de 2023

© AP Photo / John Raoux
Nos siga no
A empresa SpaceX, do empresário americano Elon Musk, lançou o quarto veículo portador com o protótipo da nave espacial Starship, relatou a agência Reuters.
Observa-se que, pela primeira vez na história dos lançamentos de teste, a nave foi capaz de pousar no oceano Índico. Este foi o quarto lançamento de teste de tal nave, a terceira tentativa foi feita em meados de março, mas a Starship não conseguiu chegar ao local de pouso designado.
O lançamento do teste foi transmitido na conta da SpaceX na rede social X. À medida que a nave descia, podia se verificar que estava parcialmente danificada – partes do revestimento do casco caíram do foguete, quebrando a câmera.
Mas a empresa especificou que, levando em conta os três lançamentos fracassados, no teste de voo atual os pesquisadores têm como objetivo a sobrevivência às temperaturas extremas na reentrada.
De acordo com a Reuters, o veículo portador Super Heavy se separou do estágio superior (Starship) três minutos após o lançamento, voltou para a Terra e fez um pouso suave no golfo do México.