- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kremlin: expansão da OTAN não tornou a Europa mais segura, muito pelo contrário

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados lituanos participam de cerimônia de hasteamento da bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius. Lituânia, 29 de março de 2024
Soldados lituanos participam de cerimônia de hasteamento da bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte
(OTAN) em Vilnius. Lituânia, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2024
Nos siga no
As ondas de expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o Leste não tornaram a Europa um lugar mais seguro, disse nesta sexta-feira (7) Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin, à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês).
Os comentários ocorrem em meio a informações de que vários países-membros do bloco militar apoiam abertamente o uso de armas fornecidas pelo Ocidente para ataques ucranianos em território russo.

"A Ucrânia começou a se tornar a cabeça de ponte para a atividade antirrussa", disse ele à mídia russa RBC TV. "A OTAN e, portanto, os EUA, começaram a dar passos em direção à Ucrânia, em direção às nossas fronteiras. E isso se tornou uma questão de nossa segurança."

Respondendo a um comentário do entrevistador sobre a recente expansão da OTAN, com a Finlândia e a Suécia se juntando ao bloco após a escalada do conflito na Ucrânia, Peskov observou que a relação da Rússia com os dois países é fundamentalmente diferente da Ucrânia.
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, fala durante uma reunião com a ministra da Defesa Nacional do Canadá, Anita Anand, no Pentágono em Washington, 10 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2024
Panorama internacional
Chefe do Pentágono se recusa a admitir a responsabilidade da OTAN pelo início do conflito na Ucrânia
Kiev viu a Crimeia como um problema territorial com Moscou, disse ele, depois que a península voltou à Rússia em 2014 após um referendo. No entanto, "não temos questões territoriais ou problemas com a Finlândia e a Suécia, não temos pontos de tensão ou razões para confronto", disse Peskov.

"A expansão da OTAN para o Leste não tornou os países do Leste Europeu mais seguras, muito pelo contrário."

Na última escalada entre Moscou e os países da OTAN, vários dos patrocinadores ocidentais da Ucrânia permitiram abertamente que Kiev usasse suas armas em ataques de longo alcance em território russo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала