- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sob Sheinbaum, México tem oportunidade de 'recuperar liderança na América Latina', diz analista

© AP Photo / Matias DelacroixCandidata governista Claudia Sheinbaum antes de votação durante as eleições presidenciais. Cidade do México, 2 de junho de 2024
Candidata governista Claudia Sheinbaum antes de votação durante as eleições presidenciais. Cidade do México, 2 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2024
Nos siga no
A candidata eleita à presidência do México, Claudia Sheinbaum, tem a oportunidade de encorajar o país a retomar a liderança que tinha na América Latina, concordam internacionalistas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) ouvidos pela Sputnik.
"É uma grande oportunidade para o México devido à afinidade política que existe com vários países. Nesse sentido, [Sheinbaum] pode ajudar a recuperar a liderança regional que o México já teve na América Latina", diz Adriana Estefany Carbajal, professora da UNAM.
Para a professora da Faculdade de Estudos Superiores da UNAM, Rocío Méndez Bautista, a próxima presidente mexicana poderá se destacar nos encontros internacionais, especialmente naqueles em que participam nações ligadas ao pensamento progressista, como Brasil, Chile e Colômbia.

"Ela poderá ter maior aproximação e oportunidade de fortalecer os laços bilaterais com nações com posições comuns, o que se reflete nos fóruns globais."

Prova dessa oportunidade foram as felicitações que a candidata da coalizão governista Vamos Continuar Fazendo História recebeu de líderes como Gustavo Petro, Nicolás Maduro, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros.
Bandeira mexicana perto da cerca que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, estado de Baixa Califórnia - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2024
Panorama internacional
Cartéis, imigração ilegal, feminicídio e violência: os desafios da nova presidente do México

As áreas de maior atuação

Para Méndez Bautista, os temas nos quais Sheinbaum pode obter maior alcance e sucesso para o México tratam de iniciativas econômicas, infraestrutura, programas sociais e energéticos, tudo no interesse de incentivar o desenvolvimento da América Latina.
Da mesma forma, considera o diálogo essencial para resolver a migração irregular que prevalece na região.
"Isso poderá ter um impacto direto, especialmente nos países centro-americanos. Acredito que terá como foco a diplomacia, com soluções através do diálogo e da elaboração ou estruturação de planejamento de projetos em termos de segurança e desenvolvimento econômico, com o objetivo de deter [a migração irregular]."
Mais uma área em que Sheinbaum pode ter atuação são os fatores ambientais devido à sua formação de políticas na área de ciência e cuidado ambiental, afirma a mestre em relações internacionais pela UNAM.

"Espera-se que ela promova políticas regionais sobre alterações climáticas, energias renováveis ​​e proteção ambiental. Ela será uma presidente ativa nesse tema."

O soft power da adversidade

Um dos desafios que a próxima presidente mexicana enfrentará é o relacionamento tenso com alguns países latino-americanos, como Equador e Argentina.
Nesse sentido, a professora de relações internacionais especifica que uma estratégia para resolver diferenças com estes e outros países pode ser o soft power. No entanto, em questões como o ataque à embaixada do México em Quito, ela não vê as relações melhorarem em breve.
"Sheinbaum condenou amplamente este acontecimento. Na época, ela expressou a sua indignação com estas ações tomadas pelo governo de [Daniel] Noboa e defende com segurança a soberania do México, o que a coloca como uma presidente de alta liderança e que, em última análise, não tem a intenção de retratar sua posição."
Em relação a Milei, Carbajal conclui que o presidente argentino continuará na mesma linha de ataques contra a nova presidente do México, como fez com López Obrador.

"Na verdade ele vai enfrentá-la ainda mais, por questões de gênero e por diferenças ideológicas, que se aproveita para ter confrontos com outros países."

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала