- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Militar das Forças Aerotransportadas da Rússia com lança-granadas na operação especial - Sputnik Brasil

838º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área. Em 17 de maio, Vladimir Putin disse que Moscou não tem intenção de tomar Carcóvia, mas sim criar "uma zona-tampão" a fim de proteger a população das regiões russas fronteiriças que quase diariamente são atacadas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Antigas primeiroRecentes primeiro
16:24 10.06.2024
Kremlin destaca a disposição de Lula em ajudar a resolver o conflito ucraniano

"O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou em conversa telefônica com seu homólogo russo, Vladimir Putin, sua disposição de contribuir para uma resolução pacífica do conflito ucraniano", anunciou o Kremlin.

12:06 10.06.2024
Zelensky está desapontado pela recusa da China de participar da 'cúpula da paz' na Suíça, diz mídia alemã
10:06 10.06.2024
08:25 10.06.2024
Lançadores múltiplos de foguetes russos Uragan - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024
Operação militar especial russa
Forças Armadas da Rússia libertam povoado de Staromaiorskoe na república de Donetsk, diz MD
08:25 10.06.2024
08:20 10.06.2024
Caças F-16 da Ucrânia serão alvos legítimos para Rússia mesmo fora do território ucraniano, diz deputado russo
O chefe do Comitê de Defesa da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Andrei Kartapolov, comentou à Sputnik sobre a recente declaração de um alto comandante ucraniano, Sergei Golubtsov, que afirmou que a Ucrânia estacionará parte dos seus caças F-16 em aeródromos estrangeiros.
Kartapolov sublinhou que se os caças ucranianos usarem o território estrangeiro não para missões de combate, mas, por exemplo, para trânsito aos aeródromos na Ucrânia, não serão alvejados em território estrangeiro.
"Mas se eles decolam dos aeródromos de algum país, entram no espaço aéreo da Ucrânia, lançam mísseis e voltam, então são alvos legítimos. Quanto a [capacidades para] abater, somos capazes de abater quem quer que seja e onde quer que seja", avisou ele, adicionando que nesse caso os aeródromos estrangeiros também virarão alvos legítimos.
04:28 10.06.2024
Tropas ucranianas conduzem 44 ataques de artilharia contra povoados na região de Kherson
Nas últimas 24 horas, o Exército ucraniano efetuou 44 ataques de artilharia contra nove povoados na margem esquerda do rio Dniepre da região de Kherson, disse aos jornalistas uma fonte com conhecimento da situação.
02:28 10.06.2024
Combatente das forças especiais Akhmat no front de Kremennaya, Donbass, foto publicada em 5 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2024
Operação militar especial russa
Líder da Chechênia anuncia a liberação de região na Ucrânia sob grandes perdas do Exército inimigo
02:24 10.06.2024
Tropas ucranianas disparam 10 bombas de fragmentação contra cidades na república de Donetsk
Na manhã desta segunda-feira (10), as tropas ucranianas dispararam três munições de fragmentação de calibre 155 mm contra Gorlovka, na República Popular de Donetsk (RPD), e sete projéteis do mesmo tipo contra a cidade de Donetsk, relatou a representação da RPD no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia.
02:16 10.06.2024
Defesa antiaérea russa elimina 3 drones ucranianos na região de Bryansk
Três drones ucranianos foram destruídos na região de Bryansk, não houve feridos nem danos materiais, relatou o governador da região, Aleksandr Bogomaz, no seu canal de Telegram.
"Foi impedida uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista usando drones", diz o comunicado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала