- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China quer trabalhar com Brasil para ampliar papel do BRICS na governança global, diz chanceler

© Foto / Itamaraty / Twitter ReproduçãoWang Yi e Mauro Vieira
Wang Yi e Mauro Vieira - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2024
Nos siga no
A China pediu às nações do BRICS que assumam maiores responsabilidades e que o bloco se estabeleça como inclusivo para o mundo diante das sanções ocidentais e das restrições comerciais impostas, afirmou o chanceler chinês Wang Yi.
A politização das questões econômicas cresceu em conjunto às sanções unilaterais e barreiras tecnológicas, disse Wang na reunião de chanceleres do BRICS em Nizhny Novgorod, na Rússia, sem nomear nenhum país.
O chanceler também afirmou que o BRICS expandido deveria transformar o bloco em "um novo mecanismo de cooperação multilateral" impulsionado pelos mercados emergentes e pelos países em desenvolvimento. Suas observações foram publicadas por seu ministério, segundo a Reuters.

Em especial, Wang citou o Brasil, ao se encontrar com seu homólogo brasileiro Mauro Vieira à margem da reunião do bloco. Pequim disse que a China está disposta a trabalhar com o Brasil para permitir um papel maior para o BRICS na governança global e assegurar os interesses dos países em desenvolvimento.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também ressaltou que o encontro do grupo reflete o desejo dos membros do BRICS de desenvolver as suas relações com países interessados do Sul e Leste Global, dos países da Maioria Global, "para debatermos os temas mais prementes com os quais todos os membros da comunidade internacional devem invariavelmente lidar".
© AP Photo / Roman YarovitsinMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao centro, e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan, sorriem antes de posar para uma foto à margem da reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nizhny Novgorod, Rússia, 10 de junho de 2024
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao centro, e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan, sorriem antes de posar para uma foto à margem da reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nizhny Novgorod, Rússia, 10 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2024
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à esquerda, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao centro, e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, sheik Abdullah bin Zayed Al Nahyan, sorriem antes de posar para uma foto à margem da reunião de ministros das Relações Exteriores do BRICS em Nizhny Novgorod, Rússia, 10 de junho de 2024
A tendência principal, segundo Lavrov, é de fortalecimento da voz da Maioria Global, dos países que não fazem parte do Ocidente coletivo, na Ásia, África, no Oriente Médio, na América Latina e Caribe.
"Unindo nossos esforços, podemos promover de forma efetiva um futuro considerado por todos nós como justo", afirmou o chanceler, conforme noticiado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала