- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul diz ter disparado 'tiros de alerta' após soldados norte-coreanos cruzarem fronteira

© AFP 2023 / Jung Yeon-JeUm posto de guarda norte-coreano (acima) e um posto de guarda sul-coreano (abaixo) frente a frente, vistos da cidade fronteiriça de Paju em 27 de julho de 2023
Um posto de guarda norte-coreano (acima) e um posto de guarda sul-coreano (abaixo) frente a frente, vistos da cidade fronteiriça de Paju em 27 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2024
Nos siga no
Em meio às tensões crescentes na península coreana após Pyongyang enviar balões carregando lixo para o Sul e Seul retaliar com uma campanha de propaganda em alto-falantes, tiros foram ouvidos na fronteira entre os dois países.
Os militares da Coreia do Sul disseram ter disparado tiros de advertência depois que soldados norte-coreanos cruzaram brevemente a fronteira no domingo (9).

"Alguns soldados norte-coreanos que trabalhavam dentro da Zona Desmilitarizada da Coreia [DMZ] na frente central cruzaram brevemente a Linha de Demarcação Militar", disse o Estado-Maior Conjunto sul-coreano em comunicado na terça-feira (11), segundo o The Guardian.

O comunicado de Seul também afirmou que "depois que nossos militares emitiram transmissões e tiros de alerta, eles recuaram para o Norte [...]. Além da retirada imediata dos soldados norte-coreanos após os nossos tiros de alerta, não foram observados movimentos incomuns", acrescentou o Estado-Maior Conjunto.
No entanto, o porta-voz do Estado-Maior sul-coreano Lee Sung-joon disse que a avaliação da Coreia do Sul é que os soldados da Coreia do Norte não parecem ter cruzado intencionalmente a fronteira porque o local é uma área arborizada e os sinais da demarcação militar "não são claramente visíveis", afirmou Lee, citado pela mídia.
A zona desmilitarizada repleta de minas é a fronteira mais fortemente armada do mundo, com centenas de milhares de soldados frente a frente – um legado da Guerra da Coreia de 1950 a 1953, que terminou com um armistício, mas não com um tratado de paz.
Lixo de balão presumivelmente enviado pela Coreia do Norte em área da fita policial, em Seul, Coreia do Sul, domingo, 9 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2024
Panorama internacional
Coreia do Norte volta a lançar balões com lixo para Sul; Seul promete alto-falantes 'insuportáveis'
As tensões entre as duas Coreias – que permanecem tecnicamente em guerra – estão em um dos pontos mais altos dos últimos anos.
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte enviou centenas de balões carregados de pontas de cigarro, estrume e papel higiênico para sul da fronteira, no que chama de retaliação aos balões que transportam propaganda anti-Pyongyang enviados por ativistas no Sul.
Anteriormente, o governo sul-coreano suspendeu totalmente um acordo militar entre os dois países de 2018, e reiniciou as transmissões de propaganda em alto-falantes ao longo da fronteira em resposta aos balões, enfurecendo o Norte, que alertou que Seul estava exacerbando "uma nova crise".
Kim Jong-un junto com sua filha inspecionando a prontidão dos soldados que participam dos exercícios - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024
Panorama internacional
Irmã de Kim Jong-un promete 'nova reação' da Coreia do Norte se o Sul seguir usando alto-falantes
Especialistas alertam que a decisão de abandonar o acordo de 2018 e reiniciar as transmissões em alto-falantes podem ter sérias implicações, sublinhou o The Guardian.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала