- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zakharova insta Armênia a expressar sua posição sobre adesão à organização que contrapõe OTAN

© Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, na Rússia, em 10 de outubro de 2022
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, na Rússia, em 10 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2024
Nos siga no
A Armênia vem reduzindo gradualmente a sua participação na OTSC. "Se há algo a declarar, que digam direta e abertamente", afirmou Zakharova sobre a postura de Yerevan.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou nesta quinta-feira (13) que o governo da Armênia deveria expressar abertamente sua posição em relação à adesão à Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), que tem entre os objetivos garantir o equilíbrio na região euro-atlântica e servir de contraponto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Se há algo a declarar, que digam direta e abertamente. Já foi dito um milhão de vezes que a OTSC é uma estrutura à qual todos vêm voluntariamente. É um diálogo mutuamente respeitoso", enfatizou Zakharova em comunicado.

Segundo Zakharova, "ninguém mantém ninguém à força" na OTSC. Ela também se perguntou por que os políticos na Armênia têm especulado sobre esse tema há tantos anos.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores sublinhou que se envolver em um "jogo de palavras" é um direito do governo armênio, mas afirmou que, em sua opinião, isso é algo "indigno" e "barato".
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante coletiva de imprensa, em 17 de janeiro de 2020 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2022
Panorama internacional
Lavrov: CSTO deve ser fator de equilíbrio na região euro-atlântica
A Armênia tem criticado constantemente a OTSC, reduzindo gradualmente a sua participação na organização.
No final de maio, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, disse que "pelo menos dois países da OTSC" ajudaram o Azerbaijão a se preparar para a guerra com a Armênia em Nagorno-Karabakh. Ele não citou nomes, mas afirmou que as ações militares em Nagorno-Karabakh, em 2020, visavam minar a soberania da Armênia e que tais tentativas continuaram depois disso. O político acrescentou que esses dois países alegadamente criaram uma imitação de assistência à Armênia durante o conflito.
Em novembro, Pashinyan recusou-se a participar da cúpula da OTSC em Minsk. E em meados de fevereiro ele anunciou a suspensão da adesão do país à organização. Na ocasião, o premiê alegou que o Tratado de Segurança Coletiva em relação à Armênia não fora implementado, "especialmente em 2021–2022".
Em março, ele disse que a Armênia poderia deixar a OTSC se a organização não respondesse às questões levantadas por seu governo sobre o território soberano do país.
Ademais, no início de maio a Armênia se absteve de aderir à decisão sobre o orçamento da OTSC para 2024 e de participar no financiamento das atividades da organização previstas na decisão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала