- Sputnik Brasil, 1920
Jabuticaba Sem Caroço
O podcast que descaroça os assuntos do momento, com Thaiana de Oliveira e Arthur Neto. De segunda a sexta, eles se aprofundam sobre os fatos que movimentam o dia a dia dos brasileiros. Agora disponível na rádio Metropolitana 80.5 FM no Rio de Janeiro, às 17h.

Por que saber ler e escrever no Brasil ainda é inalcançável para muitos?

Jabuticaba Sem Caroço #404
Nos siga no
No Brasil, 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever uma carta simples.
Isso representa 7% dos brasileiros e brasileiras nessa faixa etária. É o que aponta o Censo Demográfico de 2022, divulgado em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre a população geral, o Nordeste ainda é — apesar dos registros de queda nas últimas décadas — a região com o índice de analfabetismo mais alto do país: 14,2%, o dobro da média nacional. Visando diminuir essa chaga, o Ministério da Educação anunciou o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, plano que vai investir cerca de R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos em ações educacionais. Quão vulnerável e excluída fica essa parcela da população?
Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira convida Cristina Angélica Mascaro, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Liana Lewis, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала