Senador dos EUA sugere quando a China superará Washington em poder militar
07:15 14.06.2024 (atualizado: 12:53 14.06.2024)
© AP Photo / Andy WongVeículos blindados do Exército de Libertação Popular da China (ELP)
© AP Photo / Andy Wong
Nos siga no
China vai superar os EUA no poder militar nos próximos 20 anos, opina senador republicado do estado de Ohio, James Vance.
"A lição mais importante e esquecida da Segunda Guerra Mundial é de que o poder militar é uma consequência do poder industrial. Agora, ainda somos uma superpotência militar mundial, em grande parte graças à força da nossa base industrial dos anos 80 e 90, mas agora a China é uma potência industrial mais poderosa, o que significa que em 20 anos eles serão mais fortes do que nós na esfera militar", disse o congressista em entrevista ao The New York Times.
Segundo ele, Washington precisa perceber a multipolaridade do mundo e, ao construir relações com aliados do modo que eles apoiem os interesses dos EUA em outras partes do mundo, "focar atenção na Ásia Oriental, onde está o nosso maior rival nos próximos 20-30 anos".
Falando sobre a situação no estreito de Taiwan e as ações dos EUA no caso de um hipotético ataque de Pequim à ilha, o senador disse que, em sua opinião, os EUA devem primeiro tornar "impossível para Pequim tomar Taiwan". "O que podemos fazer agora é fazer com que a invasão de Taiwan fosse muito cara para eles, mas não fazemos isso porque estamos enviando todas essas malditas armas para a Ucrânia, não para Taiwan", disse Vance.
O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda a Taiwan de peças de reposição e reparo de caças F-16 por um valor estimado em US$ 300 milhões (R$ 1,59 bilhão), comunicou na semana passada a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA, na sigla em inglês) do Pentágono.