- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Presidente da Colômbia rejeita ir à cúpula na Suíça por ela 'construir blocos para a guerra'

© AFP 2023 / Raul ArboledaGustavo Petro, presidente da Colômbia, dá discurso durante cerimônia militar na Escola Militar de Cadetes General José Maria Cordova, em Bogotá, Colômbia, 31 de maio de 2024
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, dá discurso durante cerimônia militar na Escola Militar de Cadetes General José Maria Cordova, em Bogotá, Colômbia, 31 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2024
Nos siga no
Gustavo Petro criticou o evento, que diz promover a guerra, e defendeu que "o diálogo entre a Rússia e a Ucrânia é fundamental".
O presidente da Colômbia cancelou a visita à cúpula da Ucrânia na Suíça porque "está alinhada com a guerra".

"A América Latina não quer mais guerra. O que ela quer é a construção da paz o mais rápido possível", disse Gustavo Petro no sábado (15).

"Estamos dispostos a participar de conferências que sejam livremente dedicadas a buscar os caminhos para a paz e não a construir blocos para a guerra", explicou.
Vladimir Zelensky fala durante uma entrevista no Gabinete Presidencial em Kiev, em 17 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024
Panorama internacional
Zelensky diz 'não entender' por que Brasil e China 'pensam primeiro' na Rússia; Itamaraty rebate
O mandatário destacou que "o diálogo entre a Rússia e a Ucrânia é fundamental". Ele propôs estabelecer "uma zona de segurança sem armas nucleares que separe fisicamente a OTAN da Rússia, que permita a segurança permanente das nações ex-soviéticas e do Leste Europeu, o respeito absoluto pelos povos russo e ucraniano dentro da Ucrânia e da Rússia".
Além disso, o presidente sugeriu "a prudência da União Europeia em sua expansão para não desencadear a guerra".
"É o direito internacional que deve ser restabelecido e aprofundado, não a constituição de blocos de países para a guerra", concluiu o alto responsável sul-americano.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала