- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN: 23 países do grupo cumprem promessa feita aos EUA de gastar 2% do PIB em defesa

© AP Photo / Alastair GrantJens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), durante entrevista coletiva na Brigada Blindada de Varsóvia, na Polônia, em 23 de abril de 2024
Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), durante entrevista coletiva na Brigada Blindada de Varsóvia, na Polônia, em 23 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2024
Nos siga no
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, afirmou que os países-membros da aliança militar cumprirão sua promessa de gastar 2% ou mais do seu PIB em defesa, como solicitado pelos Estados Unidos.
"Os aliados da OTAN vão aumentar este ano os gastos com defesa em 18%, o maior aumento em décadas, e 23 aliados vão gastar este ano 2% do PIB ou mais em defesa", declarou Stoltenberg durante visita a Washington, onde se encontrou com o presidente Joe Biden.
Segundo Stoltenberg, isso representa mais do que o dobro se comparado há quatro anos.
"Também é importante que os Estados Unidos saibam que grande parte deste dinheiro é gasta aqui. Os aliados estão comprando cada vez mais equipamentos dos Estados Unidos", comentou.
Em 2014, os países da Aliança Atlântica se comprometeram com Washington a gastar essa proporção em defesa. No entanto apenas três países atingiram o objetivo: Estados Unidos, Reino Unido e Grécia.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, discursa na sessão de abertura da Conferência de Segurança de Munique no Hotel Bayerischer Hof em Munique, Alemanha, 16 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2024
Panorama internacional
Moscou considera última declaração de Stoltenberg sobre armas nucleares escalada de tensão
Na época, o então presidente americano, Donald Trump, manifestou insatisfação com o fato de os Estados Unidos serem o país que mais contribui com recursos e realiza mais gastos militares dentro da OTAN. Em fevereiro, o republicano, que busca retornar à Casa Branca, afirmou que "encorajaria" a Rússia a atacar os parceiros da OTAN que não cumprem seu compromisso de gastos.

Aliança está discutindo colocar ogivas nucleares em prontidão

Ontem (16) Stoltenberg afirmou que os países da OTAN estão discutindo a possibilidade de colocar mais ogivas nucleares em prontidão para o combate como fator de dissuasão.
Segundo o jornal The Telegraph, a Aliança Atlântica está realizando consultas entre os seus membros para "retirar os mísseis do armazenamento e colocá-los em alerta".

"Não entrarei em detalhes operacionais sobre quantas ogivas nucleares deveriam estar operacionais e quantas deveriam ser armazenadas, mas precisamos fazer consultas sobre essas questões. É exatamente isso que estamos fazendo", disse Stoltenberg.

Moscou declarou que a declaração de Stoltenberg sobre armas nucleares é preocupante e serve apenas para aumentar a escalada da tensão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала