- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Soldado russo em veículo blindado - Sputnik Brasil

846º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área. Em 17 de maio, Vladimir Putin disse que Moscou não tem intenção de tomar Carcóvia, mas sim criar "uma zona-tampão" a fim de proteger a população das regiões russas fronteiriças que quase diariamente são atacadas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Antigas primeiroRecentes primeiro
14:25 18.06.2024
Parlamento suíço estuda revisão da legislação sobre reexportação de armas
Casa do Parlamento Suíço sob pesadas nuvens, na capital suíça, Berna, em 3 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2024
Panorama internacional
Suíça analisa permitir exportações de armas para países em guerra, informa Parlamento do país
13:23 18.06.2024
Blinken afirma que 'padrão' para acordo de segurança com a Ucrânia vai incluir cláusula de rescisão
"Qualquer acordo internacional, de um tipo ou de outro, sempre contém um mecanismo para que uma das partes se retire desse acordo. Isso é normal em qualquer um desses acordos", disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante uma coletiva de imprensa ao lado do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg.
13:21 18.06.2024
Comissão do Parlamento suíço quer permitir exportações de armas para a Ucrânia
13:20 18.06.2024
Stoltenberg: melhor partilha dos custos com a Ucrânia entre membros da OTAN deve reduzir encargos sobre os EUA
Uma partilha mais justa dos custos para a Ucrânia entre os aliados da Organização dos Tratados do Atlântico Norte (OTAN) e a coordenação da ajuda a Kiev vão reduzir o fardo sobre os EUA, disse o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, nesta terça-feira (18).
"Desde 2014, a Europa e o Canadá acrescentaram mais de US$ 640 bilhões [cerca de R$ 3,4 trilhões] em despesas de defesa, o que demonstra uma importância histórica na partilha de encargos no seio da OTAN, mostra que os Estados Unidos não precisam de arcar sozinhos com o fardo e que os EUA têm uma aliança forte na qual aliados estão avançando ano após ano", disse Stoltenberg durante uma coletiva de imprensa conjunta com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
12:22 18.06.2024
Jornalistas ucranianos reclamam do aumento da repressão da liderança política de Kiev, diz mídia
Os jornalistas ucranianos enfrentam restrições e pressões crescentes por parte da liderança política de Kiev para reforçar as narrativas de Vladimir Zelensky, informou o The New York Times nesta terça-feira (18), citando repórteres ucranianos.
11:31 18.06.2024
Pequim: OTAN deveria refletir sobre suas ações junto a crise na Ucrânia em vez de criticar a China
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) deveria refletir sobre as suas ações na crise da Ucrânia, em vez de recorrer a críticas à China, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, nesta terça-feira (18).

"A OTAN é o legado da Guerra Fria e o maior grupo militar do mundo. O mundo viu que tipo de papel a OTAN desempenhou na crise da Ucrânia. O que a OTAN deveria fazer é refletir sobre si mesma, em vez de difamar e atacar a China", disse Lin em um briefing quando solicitado a comentar as palavras do secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, de que "os aliados precisam impor um custo" à China por seu suposto apoio militar à Rússia.

08:04 18.06.2024
Veículo do Exército russo para transporte de munições para lançadores múltiplos de foguetes em Armyansk, Crimeia, 24 de fevereiro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2024
Operação militar especial russa
Tropas ucranianas perdem no último dia até 1.840 militares, 2 sistemas antiaéreos S-300, diz MD
05:03 18.06.2024
03:49 18.06.2024
Militares ucranianos desempacotam remessa de mísseis antitanque Javelin, dos EUA, em 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2024
Panorama internacional
Político francês sugere por que OTAN está acelerando envio de armas para Ucrânia
02:50 18.06.2024
Mísseis russos Tor-M2 derrubam projéteis ucranianos na direção de Avdeevka
Sistemas russos de mísseis antiaéreos Tor-M2 do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) derrubaram vários mísseis das Forças Armadas ucranianas na direção de Avdeevka, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
02:39 18.06.2024
Cerca de 60 mercenários falando francês chegam ao porto ucraniano de Odessa
Cerca de 60 mercenários de língua francesa chegaram ao porto ucraniano de Odessa, informou à Sputnik a resistência pró-russa.
"Moradores locais registraram a chegada ao porto de Odessa de três barcos com mercenários estrangeiros, no total de cerca de 60 homens. Eles estavam armados, equipados e se comunicavam em francês", disse o interlocutor da agência.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала