Mídia revela identidade nazista de parentes do ministro da Economia da Alemanha
13:21 20.06.2024 (atualizado: 15:54 20.06.2024)
© AFP 2023 / Odd AndersenRobert Habeck, ministro da Economia e Proteção Climática alemã, em frente à Chancelaria em Berlim, Alemanha, 29 de maio de 2024
© AFP 2023 / Odd Andersen
Nos siga no
O alto responsável alemão Robert Habeck tem um avô e bisavô que serviram ambos em diferentes divisões militares da Alemanha nazista.
Dois parentes do vice-chanceler alemão e ministro da Economia foram oficiais na Alemanha nazista, escreveu na quarta-feira (19) a revista alemã Bunte.
"O avô de Robert Habeck, Kurt Granzow (1912-1952), foi um obersturmfuhrer da SA [Tropas de Assalto nazistas] no Terceiro Reich. Seu bisavô Walter Granzow (1887-1952) era membro do círculo interno da liderança do regime terrorista e amigo de Joseph Goebbels. Ele era um brigadefuhrer da [organização militar nazista Waffen-]SS e foi condenado como criminoso de guerra", diz a mídia.
Em fevereiro, a mídia alemã informou que Waldemar Baerbock, avô de Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, era um nazista fanático e oficial das Forças Armadas alemãs da época nazista, a Wehrmacht. Ele teria lido o "Mein Kampf" (obra proibida na Rússia e em vários outros países) e apoiou totalmente o regime. Em 1944, ele recebeu a Cruz de Mérito de Guerra de Adolf Hitler com espadas.
A neta de Waldemar sabia, e mencionou em seu livro e em seus discursos, que seu avô havia lutado na Wehrmacht, mas não disse nada sobre suas crenças.