- Sputnik Brasil, 1920
Jabuticaba Sem Caroço
O podcast que descaroça os assuntos do momento e entrega o sumo das informações para os ouvintes da Sputnik Brasil. De segunda a sexta, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto aprofundam os fatos que movimentam o cotidiano dos brasileiros.

O que está por trás do encolhimento das famílias brasileiras?

Jabuticaba Sem Caroço #409
Nos siga no
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, os lares brasileiros estão menos numerosos: pela primeira vez a média nacional registrou menos de três moradores por domicílio no país.
O estado do Rio Grande do Sul lidera o ranking de estados com o menor número de moradores — 2,54 por domicílio —, enquanto o Amazonas aparece com o maior número, 3,64. Planos de carreira, situação econômica e mudanças climáticas estariam entre as causas desse novo índice? Quais serão os impactos sobre a economia e a Previdência?
Para responder essas e outras perguntas, Thaiana de Oliveira convida Paula Sauer, professora de economia comportamental da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); e José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisador aposentado do IBGE.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала