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Burocracia fez desacelerar inovação na NASA, que 'provavelmente não levará humanos' à Lua em 2026

© Foto / NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDAA sonda Dawn da NASA obteve esta imagem do asteroide gigante Vesta com sua câmera de enquadramento, 24 de julho de 2011
A sonda Dawn da NASA obteve esta imagem do asteroide gigante Vesta com sua câmera de enquadramento, 24 de julho de 2011 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2024
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O processo inovador da NASA desacelerou depois que a agência tornou-se muito burocrática e avessa a riscos, disse o engenheiro aeroespacial dos EUA, Scott Walter, à Sputnik nesta sexta-feira (21).
"O principal problema que você vê na NASA é que existe uma enorme burocracia, e eles são avessos a riscos", disse Walter quando questionado por que a SpaceX realiza muitos testes enquanto a NASA efetivamente permanece em segundo plano.
Scott Walter é engenheiro aeroespacial e mecânico com mais de 40 anos de experiência na indústria. Walter atualmente trabalha como consultor técnico-chefe na empresa de desenvolvimento de software de simulação 3D Visual Components.
Scott explicou que outra razão pela qual a NASA fica atrás da SpaceX é que a agência precisa satisfazer todos os interessados e, portanto, não pode se concentrar em uma área específica, um arranjo que desacelera o processo. O engenheiro também declarou que espera que a SpaceX injete um sentido diferente de propósito e que a agência norte-americana recupere o antigo senso de urgência.
Walter observou ainda que a NASA provavelmente não conseguirá cumprir seu objetivo de levar humanos à Lua em 2026, dado que os principais componentes da viagem ainda estão sendo desenvolvidos.
"Provavelmente é uma meta ambiciosa conseguir isso em 2026. Basta olhar para todos os atrasos. Não sei se eles resolveram a questão dos trajes espaciais ainda, porque sei que houve um problema com isso. Então, pode ser uma meta bastante agressiva, considerando muitas outras coisas", afirmou.
Walter apontou que a missão também requer um módulo de aterrissagem, que está sendo desenvolvido pela SpaceX, mas ainda não foi testado. Outro grande problema é que a empresa precisa projetar um foguete que tenha propulsor suficiente para chegar até a Lua.
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Os especialistas conseguiram realizar uma transferência de propulsor de um tanque para outro internamente, mas ainda falta realizar o processo em duas naves diferentes, uma meta que está pelo menos a um ano de distância, acrescentou Walter. De acordo com a vice-presidente da SpaceX, Jessica Jensen, a empresa espera realizar pelo menos dez voos de reabastecimento.
A NASA planeja para setembro de 2025 a missão Artemis II, a primeira tripulada do programa Artemis ao redor da Lua, e outra em setembro de 2026 para a Artemis III, que vai levar os primeiros astronautas ao polo sul lunar.
O polo sul lunar, chamado "lado escuro" da Lua, é um terreno mais montanhoso com grandes crateras.
Em 2021, a NASA assinou com a SpaceX um acordo de US$ 2,9 bilhões (R$ 15,7 bilhões) para levar astronautas à órbita lunar e fazer o retorno à Terra.
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