DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rússia vai iniciar em 2025 testes de vacina contra o câncer em voluntários, diz Gamaleya à Sputnik

© Sputnik / Ilya NaymushinAmpola da vacina Sputnik Light em Krasnoyarsk, Rússia
Ampola da vacina Sputnik Light em Krasnoyarsk, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2024
Nos siga no
Os ensaios clínicos da vacina contra o câncer estão programados para começarem em pacientes voluntários a partir de 2025, disse Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, que tem sede em Moscou, à Sputnik.
"Acho que até o meio do próximo ano começaremos os ensaios clínicos da vacina com a participação de pacientes com câncer", disse Gintsburg.
O diretor pontuou que a vacina está na fase de estudos pré-clínicos em camundongos, e a tecnologia é desenvolvida não apenas para prolongar a vida dos animais com melanoma em 2-3 vezes, mas para criar medicamentos que permitam a destruição garantida tanto do tumor quanto das metástases.
Segundo Gintsburg, se for possível desenvolver essa tecnologia, a vacina ajudará pacientes com câncer de pulmão, pâncreas, além de alguns tipos de câncer renal e melanomas. Conforme o especialista, as metástases nestas doenças aparecem em estágios iniciais e, com isso, o imunizante será crucial durante o tratamento.
Antigo edifício do Ministério da Defesa, em Belgrado, destruído após o bombardeio da OTAN em 1999 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Panorama internacional
Incidência de câncer e mortalidade após bombardeios da OTAN estão crescendo, diz ministra sérvia

Médicos russos quebraram recorde mundial

Em março, médicos de uma das maiores instalações oncológicas da Rússia fizeram um avanço ao remover um número recorde de metástases pulmonares com uma técnica patenteada localmente chamada "quimio perfusão isolada".
Os especialistas conseguiram eliminar 170 metástases pulmonares de um homem de 37 anos por meio de uma série de seis cirurgias.
Metástases ocorrem quando células cancerígenas se desprendem do tumor primário e se espalham pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático, potencialmente formando novos tumores em locais distantes do corpo. Além disso, podem surgir quando células cancerígenas migram para órgãos próximos, como o fígado, pulmões ou ossos, onde se instalam e proliferam.
"Não há análogos na oncologia mundial para este caso", pontuou à época comunicado do Centro Nacional de Pesquisa Médica de Oncologia N.N. Petrov.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала