Rússia quer impedir politização da cooperação econômica no G20
© Sputnik / Vitaly Belousov / Acessar o banco de imagensBandeiras russas com o prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia ao fundo em Moscou
© Sputnik / Vitaly Belousov
/ Nos siga no
A Rússia pretende limitar as tentativas de "politizar artificialmente" a cooperação econômica do G20 na próxima reunião de sherpas no Rio de Janeiro, Brasil, disse neste domingo (23) o embaixador do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para assuntos do G20 e sous-sherpa do G20, Marat Berdyev.
A terceira reunião dos sherpas do G20 acontecerá no Rio de Janeiro, de 3 a 5 de julho, dando início a um trabalho prático sobre o projeto preliminar da declaração da Cúpula do G20. A cúpula está agendada para 18 e 19 de novembro.
"Junto com os países que pensam como nós, expressaremos nossa opinião sobre uma situação complicada nas relações internacionais que tem levado a constantes conflitos, instabilidade e guerras comerciais. Também coibiremos com firmeza quaisquer tentativas de politizar artificialmente a cooperação econômica ou a imposição pelo G7 da sua falsa avaliação unilateral dos desenvolvimentos na arena internacional", disse Berdyev.
Os principais temas escolhidos pela presidência brasileira do G20 para a discussão são a luta contra a pobreza, a fome, a implementação de transições energéticas justas sem danos ao progresso econômico e a reforma das instituições governamentais globais, disse o responsável.
"A Rússia apoia totalmente a agenda indicada", disse ele.
A delegação russa na reunião sherpa será liderada pelo Sherpa do G20 e pela vice-chefe da Diretoria de Especialistas Presidenciais, Svetlana Lukash, disse Berdyev. Lukash será acompanhada por alguns funcionários da administração presidencial russa e do departamento de cooperação econômica.