- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Veículo de reboque multipropósito blindado leve das Forças Armadas da Rússia perto da fronteira com Ucrânia, 2 de março de 2022 - Sputnik Brasil

852º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área. Em 17 de maio, Vladimir Putin disse que Moscou não tem intenção de tomar Carcóvia, mas sim criar "uma zona-tampão" a fim de proteger a população das regiões russas fronteiriças que quase diariamente são atacadas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Antigas primeiroRecentes primeiro
14:16 24.06.2024
Espanha entrega à Ucrânia nova remessa militar, incluindo mísseis Patriot
O governo espanhol diz ter entregue na sexta-feira (21) um segundo lote de mísseis antiaéreos Patriot à Ucrânia.
"A entrega, além do Patriot, inclui um segundo lote de tanques de batalha Leopard, vários tipos de munição, sistemas antidrone, sistemas optoeletrônicos de vigilância e rastreamento, bem como torres com armamento remoto", diz Madrid.
14:07 24.06.2024
Tropas ucranianas atiram contra Gorlovka e Donetsk, diz República Popular de Donetsk
Segundo a representação da República Popular de Donetsk (RPD) no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia (JCCC, na sigla em inglês), os distritos Nikitovsky e Central da Cidade de Gorlovka, e o distrito Petrovsky de Donetsk foram atingidos por objetox explosivos e quatro projéteis de artilharia de 155 milímetros do Exército ucraniano, respetivamente, entre as 18h15 e 18h45 (horário local, 12h15 e 12h45 no horário de Brasília).
14:04 24.06.2024
Kiev não poderá parar a Rússia, derrota é uma ameaça séria, diz major das Forças Armadas da Ucrânia à mídia britânica
12:30 24.06.2024
Budapeste não apoia entrega de € 6,5 bilhões à Ucrânia se ela minar os interesses das empresas húngaras, diz chanceler da Hungria
08:53 24.06.2024
Soldado do agrupamento de tropas russo Zapad (Oeste) opera lançador múltiplo de foguetes Uragan, foto publicada em 30 de maio de 2024. - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2024
Operação militar especial russa
Forças russas atingem centro logístico das tropas ucranianas onde eram guardadas armas ocidentais
07:11 24.06.2024
05:54 24.06.2024
Bombardeio ucraniano deixa 3 pessoas feridas na região de Belgorod
Três pessoas ficaram feridas no povoado de Graivoron, na região de Belgorod, na sequência de um bombardeio das forças ucranianas, informou o governador da região, Vyacheslav Gladkov, no seu canal de Telegram.
04:04 24.06.2024
Depósito com mísseis ocidentais é atingido em Odessa
Tropas russas lançaram um ataque de mísseis nas proximidades de uma fábrica de construção de guindastes pesados em Odessa, onde se localizava um depósito com mísseis ocidentais e abrigava mercenários estrangeiros, relatou à Sputnik Sergei Lebedev, coordenador da resistência pró-russa em Nikolaev.
"De acordo com a resistência, na fábrica havia um armazém com novos mísseis fornecidos pelos países ocidentais. O ataque ocorreu por volta das 8h00 da manhã (horário local), habitantes de Odessa relatam sobre uma potente detonação e uma coluna de fumaça negra", disse ele.
03:30 24.06.2024
Policiais realizam patrulha após ataque ucraniano realizado com mísseis contra a cidade de Sevastopol. Rússia, 23 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2024
Panorama internacional
Ataque ucraniano contra civis em Sevastopol demonstra 'desespero' em Kiev, diz especialista
02:28 24.06.2024
Sistema pesado de lança-chamas apoia tropas de assalto russas em Avdeevka
A tripulação do mais recente sistema de lança-chamas pesado TOS-2 Tosochka do agrupamento de tropas russas Tsentr (Centro) apoiou as unidades de assalto na direção de Avdeevka, destruindo um posto avançado das forças ucranianas, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
02:21 24.06.2024
Defesa russa intercepta 96 drones sobre várias cidades da república de Donetsk n última semana
Durante a semana passada, foram detectados e interceptados 96 drones ucranianos sobre as cidades de Donetsk, Makeevka, Avdeevka e Yasinovataya, informou à Sputnik o departamento de imprensa do Serviço Federal de Segurança da Rússia na República Popular de Donetsk.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала