- Sputnik Brasil, 1920
Jabuticaba Sem Caroço
O podcast que descaroça os assuntos do momento e entrega o sumo das informações para os ouvintes da Sputnik Brasil. De segunda a sexta, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto aprofundam os fatos que movimentam o cotidiano dos brasileiros.

Muita cobrança e pouco retorno: por que Brasil taxa tanto e entrega tão pouco à sociedade?

Jabuticaba Sem Caroço #410
Nos siga no
O Brasil ocupa a última posição no ranking que avalia o retorno dos impostos pagos pela população em investimentos nas áreas de educação, saúde e segurança, que influenciam diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH.
Após uma análise dos 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) determinou dois indicadores: a carga tributária como percentual do produto interno bruto (PIB) e o IDH, que pode variar de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, melhor é o cenário). Embora o Brasil tenha uma das maiores cargas tributárias entre as nações avaliadas, seu IDH ficou em 0,760, o mais baixo do grupo. Por que há essa disparidade entre impostos e retorno de bem-estar à sociedade no Brasil?
Neste episódio Thaiana de Oliveira recebe João Eloi Olenike, presidente-executivo do IBPT; Paulo Roberto dos Santos Corval, professor de direito financeiro e tributário da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Hugo Garbe, professor de ciências econômicas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала