- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: UE abre a caixa de Pandora ao procurar utilizar lucros provenientes de ativos russos

© AP Photo / Jean-François BadiasJosep Borrell, chefe das Relações Exteriores da UE, fala durante debate sobre o ataque do Irã contra Israel em Estrasburgo, França, 24 de abril de 2024
Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da UE, fala durante debate sobre o ataque do Irã contra Israel em Estrasburgo, França, 24 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2024
Nos siga no
A decisão da União Europeia (UE) de financiar Kiev com 1,4 bilhão de euros (aproximadamente R$ 8,27 bilhões) proveniente dos lucros dos ativos russos congelados mostra que "o Ocidente continua roubando".
É o que afirmou o correspondente de guerra francês Laurent Brayard à Sputnik.
Ele também questionou a democracia na Europa, afirmando que quem toma as decisões está nos EUA.
Vladimir Zelensky durante coletiva de imprensa conjunta com o presidente federal suíço no âmbito da cúpula sobre a Ucrânia realizada na Suíça, no resort Buergenstock, perto de Lucerna, em 15 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2024
Panorama internacional
Zelensky cria Forças de Sistemas Não Tripulados para desviar novos fundos do Ocidente
"Isto mostrará aos países não-alinhados que os ocidentais não são pessoas de confiança, porque continuam roubando. É um mau sinal e, mais cedo ou mais tarde, tudo se voltará contra eles", explicou.
Estes fundos "servirão obviamente para continuar financiando" o conflito armado na Ucrânia, acrescentou o jornalista.
Em 24 de junho, a União Europeia aprovou a primeira parcela da ajuda a Kiev a ser financiada pelos juros dos ativos russos congelados, apesar do veto da Hungria.
Bandeira da Bélgica (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2024
Panorama internacional
Confisco dos ativos da Rússia teria 'consequências imprevisíveis', diz Bélgica
Por outro lado, a ministra das Relações Exteriores holandesa, Hanke Bruins Slot, confirmou que este 1,4 bilhão de euros seriam utilizados para comprar munições, artilharia, mísseis e sistemas de defesa aérea para a Ucrânia.
A UE e o Grupo dos Sete (G7) bloquearam ativos russos no valor de 300 bilhões de euros (aproximadamente R$ 1,7 trilhão), depositados em bancos ocidentais, desde o início da operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. A operação tem como objetivo defender as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk do genocídio cometido por Kiev e enfrentar os riscos de segurança nacional representados pelo avanço da OTAN em direção ao leste.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала