- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel planeja lançar projeto piloto de 'enclaves humanitários' em Gaza, diz mídia

© AP Photo / Majdi MohammedSoldados israelenses conduzem uma operação na cidade de Jenin, na Cisjordânia, 13 de maio de 2022
Soldados israelenses conduzem uma operação na cidade de Jenin, na Cisjordânia, 13 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2024
Nos siga no
Israel se prepara para criar "enclaves humanitários" na Faixa de Gaza, uma espécie de "bolha" livre do Hamas tendo em vista o período pós-guerra no enclave palestino, segundo fontes da mídia britânica.
De acordo com o Financial Times (FT), "o plano piloto para 'enclaves humanitários' — um modelo que Israel imagina que se seguiria à guerra — será lançado nos bairros de Atatra, Beit Hanoun e Beit Lahia, no norte de Gaza".
Segundo a apuração, existe um "ceticismo generalizado" sobre a viabilidade desse projeto, devido à "violenta oposição do Hamas, às lutas internas sobre os detalhes do governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e à falta de entusiasmo dos Estados árabes".
"Já tentamos fazer isso em três áreas diferentes do centro e do norte de Gaza, inclusive com clãs locais. Todos foram derrotados ou mortos pelo Hamas", disse ao jornal um ex-funcionário de alto escalão israelense familiarizado com o plano.
Segundo outra fonte, os israelenses nutrem a ideia de que haverá palestinos capazes de governar a Faixa após a derrota do Hamas, e que os países árabes ou a comunidade internacional estariam dispostos a pagar por isso, mas "ninguém morde a isca".
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participa de uma reunião de gabinete em Jerusalém, 3 de janeiro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2024
Panorama internacional
Os militares de Israel estão cansados de Netanyahu?
Em 7 de outubro, um ataque coordenado pelo Hamas a mais de 20 comunidades israelenses resultou em aproximadamente 1.200 mortes, cerca de 5.500 feridos e na captura de 253 reféns, cerca de 100 dos quais foram posteriormente libertados em trocas de prisioneiros.
Em retaliação, Israel lançou uma declaração de guerra contra o Hamas e lançou uma série de bombardeios em Gaza, que até agora deixou cerca de 37.900 palestinos mortos e quase 87.000 feridos.
A Rússia e outros países instam Israel e o Hamas a concordarem com um cessar-fogo e a defenderem uma solução de dois Estados, aprovada pela ONU em 1947, como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала