- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis do Iêmen: porta-aviões dos EUA será 'alvo principal' assim que entrar no mar Vermelho

© AFP 2023 / Marinha dos EUA/ Todd M. FlintFoto de folheto da Marinha dos EUA mostra o USS Theodore Roosevelt (CVN 71) navegando pelo mar Mediterrâneo no dia 20 de março de 2003, divulgada em 21 de março de 2003
Foto de folheto da Marinha dos EUA mostra o USS Theodore Roosevelt (CVN 71) navegando pelo mar Mediterrâneo no dia 20 de março de 2003, divulgada em 21 de março de 2003 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024
Nos siga no
O USS Theodore Roosevelt deve assumir funções na região depois que o movimento Ansar Allah (houthi) do Iêmen atacou o USS Dwight D. Eisenhower no mar Vermelho com mísseis e drones em resposta a bombardeios anteriores, levando o superporta-aviões a sair após oito meses no posto.
A milícia houthi do Iêmen divulgou um vídeo prometendo afundar o porta-aviões USS Theodore Roosevelt assim que ele chegar às águas do mar Vermelho.
O porta-aviões é "o alvo principal das Forças de Mísseis do Exército do Iêmen a partir de agora e estará sujeito a ataques após sua entrada no mar Vermelho", afirmou o líder do Ansar Allah, Abdul-Malik al-Houthi, no vídeo.
"Se eles querem correr o risco, se meter em problemas e se colocar na mesma situação que [USS Dwight D.] Eisenhower, deixe-os vir", alertou al-Houthi.
Os houthis prometeram parar todo o tráfego naval de propriedade ou com destino a Israel através do mar Vermelho e do golfo de Áden até que Israel interrompa o seu ataque à Faixa de Gaza.
As Forças Armadas tentaram atacar o porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower em diversas ocasiões, mas a Marinha dos EUA insiste que esses ataques não causaram danos ao superporta-aviões ou às suas escoltas.
Uma foto tirada durante uma viagem organizada pelos houthis do Iêmen em 22 de novembro de 2023 mostra o navio de carga Galaxy Leader apreendido por combatentes dois dias antes, aproximando-se do porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, no Iêmen - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Panorama internacional
Houthis expandem ataques a navios ligados a Israel no mar Mediterrâneo
Uma barragem de mísseis e drones teve como alvo o navio pouco antes de partir da região, no início de junho.
"Em resposta aos ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido contra algumas cidades e alvos civis no Iêmen, que mataram e feriram mais de 58 pessoas, a maioria das quais eram civis, o porta-aviões USS Eisenhower foi atacado no mar Vermelho com um grande número de ataques balísticos, mísseis de cruzeiro e drones", disse Hezam al-Asad, membro do gabinete político de Ansar Allah, à Sputnik em maio.
O bloqueio iemenita a Israel levou os Estados Unidos a enviar navios de guerra para o mar Vermelho juntamente com um punhado de navios de uma "coalizão" de Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), incluindo o Reino Unido. Essas forças atacaram alvos no Iêmen.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала