- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Com novo avanço russo em Donetsk, comandantes ucranianos retiram mais tropas: 'Impraticável manter'

© Sputnik / Yevgeny BiyatovUm militar russo da 27ª Brigada de Fuzileiros Motorizados, 1º Exército de Tanques de Guardas do grupo de forças Oeste, dispara um obuseiro D-30A em direção a posições ucranianas em meio à operação militar da Rússia na Ucrânia, em um local desconhecido, 31 de maio de 2024
Um militar russo da 27ª Brigada de Fuzileiros Motorizados, 1º Exército de Tanques de Guardas do grupo de forças Oeste, dispara um obuseiro D-30A em direção a posições ucranianas em meio à operação militar da Rússia na Ucrânia, em um local desconhecido, 31 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2024
Nos siga no
As forças ucranianas se retiraram de parte de uma cidade na região oriental de Donetsk. O local permitia a Kiev ter uma posição estratégica, e ao perder o posicionamento, foi sinalizado um retrocesso para Ucrânia na contenção do avanço da Rússia, escreveu a Bloomberg nesta quinta-feira (4).
De acordo com a mídia, comandantes militares ordenaram que as tropas se retirassem de um bairro na cidade de Chasov Yar depois que posições foram destruídas, tornando-as perigosas demais para serem defendidas, disse Nazar Voloshin, um porta-voz militar ucraniano, em comentários televisionados nesta quinta-feira (4).
"Tornou-se impraticável manter a vizinhança do canal depois que o inimigo entrou, porque isso ameaçava as vidas e a saúde de nossos militares e as posições de nossos defensores foram destruídas", disse o porta-voz, citado pela Reuters.
Chasov Yar, que está posicionada em uma colina fornecendo terreno mais alto para ataques de artilharia, localiza-se a cerca de 63 quilômetros ao norte da cidade de Donetsk.

"O comando decidiu recuar para posições mais protegidas e preparadas, mas mesmo lá o inimigo não interrompe suas ações de combate ativo", acrescentou Voloshin.

A Rússia também avançou perto de Toretsk, mais de 20 quilômetros ao sul de Chasov Yar. Lá, as tropas russas estão buscando ganhar controle sobre uma estrada principal usada pelo ucranianos.
Tanque ucraniano da 17ª Brigada de Tanques dispara contra posições russas em Chasov Yar, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2024
Operação militar especial russa
Unidades russas libertam distrito Novy da cidade de Chasov Yar na república de Donetsk, diz MD
As forças russas têm avançado lentamente na região de Donetsk por várias semanas e tentaram abrir uma nova frente perto da cidade de Carcóvia, no nordeste do país.
Analistas militares ucranianos reconhecem que 2024 está sendo um ano difícil para a Ucrânia no campo de batalha e que atrasos no recebimento de ajuda militar dos Estados Unidos tiveram impacto, escreve a Reuters.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала