- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maduro critica Milei: 'Chegou entregando o território do Atlântico Sul para base militar dos EUA'

© Foto / Twitter / @NicolasMaduroNicolás Maduro, presidente da Venezuela
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2024
Nos siga no
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, criticou nesta sexta-feira (5), seu homólogo argentino, Javier Milei, a quem acusou de entregar o território argentino para uma base do Comando Sul dos Estados Unidos.
"Milei chegou entregando o território do Atlântico Sul da Argentina para uma base militar do Comando Sul, é isso que queremos para a Venezuela? Jamais a Venezuela será base militar de nenhum império, esta terra sagrada de (Simón) Bolívar", disse Maduro no desfile cívico-militar pelo 213º aniversário da independência venezuelana.
Segundo Maduro, setores da direita procuram replicar as ações de Milei na Venezuela, tentando entregar o território de Essequibo à Grã-Bretanha.
"Na Venezuela pretendem aplicar o mesmo método Milei. Milei chegou à Argentina e a primeira coisa que fez foi reconhecer a soberania do Império Britânico sobre as Malvinas, assim pretendem vir reconhecer a desapropriação colonial do império britânico e a ExxonMobil da Guiana Esesquiba, bem, não vamos permitir isso, a Guiana Essequiba é venezuelana", comentou.
Maduro reiterou o apelo ao diálogo com o seu homólogo guianense, Irfaan Ali, para resolver a disputa pelo território de Essequibo.
"À República Cooperativa da Guiana dizemos: à mesa, presidente da Guiana com o Acordo de Genebra, e vamos resolver isso em paz", disse o presidente.
As tensões entre Caracas e Georgetown aumentaram depois que a Guiana recebeu ofertas para oito dos 14 blocos petrolíferos que foram licitados em dezembro de 2022, entre os quais está a empresa americana ExxonMobil.
Caracas considerou esta situação como um conluio entre Washington e ExxonMobil para retirar da Venezuela seus direitos sobre o território, e realizou um referendo consultivo sobre a proteção da Guiana Esequiba, em 3 de Dezembro, que obteve mais de 10 milhões de votos.
Arte rupestre (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2024
Ciência e sociedade
Acham na Venezuela arte rupestre de 4 mil anos de uma civilização anteriormente desconhecida (FOTO)
Após a consulta, no dia 14 de dezembro, Maduro e Ali realizaram uma reunião em São Vicente e Granadinas, onde manifestaram a vontade de continuar o diálogo para resolver a controvérsia sobre o território de Essequibo.
Além disso, concordaram que a Venezuela e a Guiana "não se ameaçarão direta ou indiretamente, nem usarão a força uma contra a outra em nenhuma circunstância"
Da mesma forma, concordaram que qualquer litígio entre os dois Estados será resolvido de acordo com o direito internacional, incluindo o Acordo de Genebra de 17 de fevereiro de 1966.
Há mais de 100 anos que a Venezuela e a Guiana têm disputado a soberania da região de Essequibo, que abrange cerca de 160 mil quilômetros quadrados a oeste do rio Essequibo e possui grandes reservas de petróleo.
Em 1966, ambas as nações assinaram um acordo para procurar uma solução pacífica para esta disputa, mas em 2018 a Guiana apresentou uma ação perante o Tribunal Internacional de Justiça na qual pede ao tribunal que valide legalmente a sentença arbitral de 1899 que lhe confere controle absoluto sobre o território..
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала