- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PMs de São Paulo celebram massacre do Carandiru com música: 'Só tinha lixo', diz mídia

© Folhapress / Karime XavierPolícia Militar de São Paulo quer implantar câmeras no uniforme de todos os policiais do estado. Sistema Body Worn Cameras está em teste na capital
Polícia Militar de São Paulo quer implantar câmeras no uniforme de todos os policiais do estado. Sistema Body Worn Cameras está em teste na capital - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2024
Nos siga no
Segundo a mídia brasileira, um vídeo que circula em grupos de policiais militares (PMs) no WhatsApp (as atividades da Meta são proibidas na Rússia por serem consideradas extremistas) mostra soldados da PM de São Paulo cantando uma música que celebra o massacre do Carandiru.
Em publicação no seu site, o Metropoles diz que na gravação, "divulgada pelo UOL, um PM aparece no centro de uma roda com outros policiais militares puxando a letra da canção, enquanto seus colegas repetem o que ele diz, frase por frase, e batem palmas. A música enaltece o coronel Ubiratan Guimarães, que comandou a invasão do Carandiru, no dia 2 de outubro daquele ano".
Policiais militares realizam operação contra traficantes de drogas na favela da Maré, no Rio de Janeiro (RJ). Brasil, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024
Notícias do Brasil
STF: governo do RJ deve esclarecimentos sobre operação que terminou em mortes de PM e civis na Maré
No artigo, o veículo de comunicação ressalta parte da letra que diz que no antigo Carandiru "só tinha lixo" e "celebra corpos mutilados e cabeças arrancadas" na operação ocorrida há mais de 30 anos.

"Hoje eu te apresento o Primeiro Batalhão, aquele que acalmou a Casa de Detenção. 1992, logo pela manhã, o clima já era tenso. A caveira já estava sorrindo para os detentos. Lá só tinha lixo, a escória da moral […]. Bomba, facada, tiro e granada. Corpos mutilados e cabeças arrancadas. O cenário é de guerra, tipo Vietnã. A minha continência ao coronel Ubiratan. Vibra, ladrão, a sua hora vai chegar", cantam os PMs.

Questionada pelo UOL quando teria sido gravado o vídeo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo sinalizou que não tem conhecimento da data exata do material gravado, tampouco a qual batalhão pertencem os soldados que apareceram no vídeo divulgado pelo veículo.
"A conduta dos policiais que aparecem nas imagens não condiz com as práticas da instituição; medidas cabíveis serão tomadas", assegurou o órgão.
O massacre do Carandiru aconteceu em 2 de outubro de 1992, quando a PM de São Paulo invadiu o Pavilhão 9 da Casa de Detenção para conter uma rebelião e matou 111 presos. O ex-presidente contemplou os agentes com indulto natalino, que é um perdão de pena e costuma ser concedido todos os anos em período próximo ao Natal.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала