- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Arce oferece rotas bolivianas às exportações brasileiras que vão para portos do Pacífico

© Ricardo Stuckert / PRPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ampliada com o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce, em 9 de julho de 2024
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ampliada com o presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce, em 9 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Nos siga no
O presidente da Bolívia, Luis Arce, ofereceu nesta terça-feira (9) as estradas de seu país ao Brasil para o comércio exterior da nação vizinha que vai para os portos do oceano Pacífico e propôs que o vizinho sul-americano faça o mesmo com o comércio boliviano em direção ao oceano Atlântico.

"Estamos pensando em sair para o Pacífico e para o Atlântico. Somos o trânsito mais rápido para ir do Brasil ao Pacífico, e vocês são, sem dúvida, a rota mais rápida para chegar ao Atlântico. Nesta complementaridade de necessidades podemos avançar", disse o presidente boliviano ao seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula retornou à Bolívia em visita oficial após 15 anos e expressou seu entusiasmo pelo fato de ambas as nações poderem se complementar para gerar mais desenvolvimento e riqueza para a sua população.

"Temos uma agenda muito interessante, que marca a nossa nova era de relações entre Brasil e Bolívia. Não falando só de gás, é um produto que continuaremos comercializando. Mas há outros produtos como lítio, minerais, fertilizantes e nossa produção agroindustrial", destacou Lula na reunião com Arce.

Presidente Lula recepcionado por movimentos sociais bolivianos durante chegada para visita oficial ao país. Santa Cruz de la Sierra, 8 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Panorama internacional
Visita de Lula à Bolívia dias após tentativa de golpe é demonstração de apoio ao governo Arce?
Os dirigentes assinaram dez acordos de cooperação em áreas como hidrocarbonetos, eletricidade, imigração, combate ao tráfico de drogas, saúde, fertilizantes, entre outras.

"Nosso papel no Mercado Comum do Sul [Mercosul], onde acabamos de entrar, é ser uma articulação entre dois blocos de integração com a Comunidade Andina de Nações [CAN], da qual fazemos parte, integradores", confirmou.

A visita oficial de Lula termina nesta terça-feira, após o encerramento do fórum empresarial, em que empresários dos dois países buscam aumentar o fluxo do comércio exterior.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала