- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Obsessão da OTAN impulsiona papel da Rússia como líder global, diz ex-militar americano

© Sputnik / Acessar o banco de imagensO presidente da Rússia, Vladimir Putin, em discurso à Assembleia Federal, em 21 de fevereiro de 2023
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, em discurso à Assembleia Federal, em 21 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2024
Nos siga no
A mais recente declaração conjunta da OTAN condenando a Rússia parece estar saindo pela culatra e, em vez disso, estabelecendo Moscou mais do que nunca como líder da resistência global contra a hegemonia dos EUA, disse à Sputnik o tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA e consultor político Earl Rasmussen.
"No mínimo, a Rússia está agindo mais como uma liderança aqui e, portanto, isso pode fortalecer sua posição", disse Rasmussen, também ex-vice-presidente da Fundação Eurásia.
A Rússia foi o foco central da declaração da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) emitida na quarta-feira (10).
A declaração afirmou que a Rússia continua sendo a ameaça mais significativa e direta à segurança dos aliados e expressou preocupação com o aprofundamento da parceria estratégica entre a Rússia e a China, que visa minar e remodelar a ordem internacional.
No entanto, apesar do tom hostil em relação à Rússia e à China, Rasmussen disse duvidar que a cúpula da OTAN tenha alcançado quaisquer resultados concretos.

"Acho que, em geral, a cúpula realizará muito pouco. Ela atuará como uma animadora de torcida e discurso motivacional. Muito pouco parece ter sido realizado até agora, com poucas exceções", avaliou.

O próprio documento de declaração evidenciou um clima provocativo em relação à Rússia e à China, observou o ex-militar.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em conferência de imprensa após reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, em 5 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2024
Panorama internacional
Orbán: OTAN tem papel cada vez mais ativo, 'perigoso e irresponsável' no conflito na Ucrânia

"Ele aborda a expansão na Europa, bem como uma coordenação mais forte na Ásia e no Oriente Médio, além de contribuições de financiamento e modernização do sistema de armas", acrescentou.

Os líderes da OTAN também demonstraram um objetivo claramente declarado de aumentar o número de exercícios militares conjuntos e estabelecer uma presença de segurança ao longo de suas fronteiras orientais com a Rússia, observou Rasmussen.
As crescentes tensões expressas na cúpula provavelmente perdurarão, disse o ex-militar, acrescentando que a China e a Rússia devem reagir com paciência, mas determinação, contra a crescente hostilidade que enfrentam do Ocidente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала