- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul protesta inclusão de ilhas disputadas em documento militar do Japão

CC BY-SA 2.0 / Flickr.com / Jeon Han / Ilhas Dokdo, como são chamadas na Coreia do Sul, ou ilhas Takashima, como são conhecidas no Japão (imagem referencial)
Ilhas Dokdo, como são chamadas na Coreia do Sul, ou ilhas Takashima, como são conhecidas no Japão (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2024
Nos siga no
O governo da Coreia do Sul condenou o Japão por suas reivindicações às disputadas ilhas Dokdo, também conhecidas como ilhas Takeshima ou Rochedos de Liancourt, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lim Soo-suk.
Nesta sexta-feira (12), o governo japonês publicou o seu livro branco de defesa, no qual reivindicou novamente as ilhas localizadas entre os dois países.
O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa sul-coreanos convocaram diplomatas japoneses de alto escalação em Seul para formalizar uma queixa, informou a agência de notícias coreana Yonhap.
"Protestamos veementemente contra as reivindicações injustas do Japão sobre Dokdo, que é clara e inerentemente nosso território histórico, geográfico e pelo direito internacional; e instamos o Japão a retirar a declaração imediatamente", disse Lim Soo-suk.
O chanceler sul-coreano afirmou que Seul tomará sérias medidas contra qualquer ação japonesa em relação a Dokdo, e alertou que a disputa territorial pesa na relação entre os dois países.
Em junho, o governo japonês apresentou um protesto à Coreia do Sul, devido à presença de um navio de pesquisa sul-coreano localizado perto das disputadas ilhas Dokdo.
Ex-mulher de conforto sul-coreana Lee Yong-soo, que foi forçada a servir como escrava sexual para as tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial, fala com a mídia após decisão no caso das mulheres de conforto contra o governo japonês por causa da escravidão sexual durante a guerra, no Tribunal Distrital Central de Seul, em Seul, Coreia do Sul, 21 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Corte na Coreia do Sul: Japão tem de compensar mulheres exploradas sexualmente na 2ª Guerra Mundial
As ilhas ficam quase equidistantes do Japão e da Coreia do Sul. A Coreia do Sul também mantém uma pequena força policial nas ilhas. Durante décadas, o território tem sido um ponto de discórdia, com ambas as nações alegando laços históricos de longa data com o arquipélago, que pode ser rico em recursos naturais.
Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas se tornaram coreanas, embora o Japão considere uma ocupação ilegal e inclua administrativamente as ilhas na província de Shimane. O Japão também convidou a Coreia do Sul a levar sua disputa ao Tribunal Internacional de Justiça, o que Seul se recusou a fazer.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала