- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Japão deixa de considerar que a Rússia perdeu 'seu poder militar' na Ucrânia

© AP Photo / Eugene HoshikoBandeira do Japão.
Bandeira do Japão. - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2024
Nos siga no
Em uma declaração no seu penúltimo Livro Branco de Defesa, o Japão tinha deixado a "possibilidade de que o equilíbrio do poder militar [da Rússia] com os países vizinhos mude", mas a atual edição omite essa declaração.
O Japão não acredita mais que "a Rússia perdeu seu poder militar" na Ucrânia, segundo análise da Sputnik do Livro Branco de Defesa deste ano e do ano passado.
O Livro Branco de Defesa é um relatório anual do Ministério da Defesa do Japão sobre a situação mundial do ponto de vista da defesa do país, e também sobre as atividades das Forças de Autodefesa e as principais tendências mundiais. O Livro Branco de Defesa do Japão foi publicado pela primeira vez em 1970 e tem tido edições anuais desde 1976. O Livro Branco de Defesa de 2024 foi apresentado ao governo japonês nesta sexta-feira (12).
Presidente dos EUA, Joe Biden durante sessão de trabalho na conferência de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, Lituânia, em 12 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2024
Panorama internacional
Conter Moscou e subjugar Berlim: OTAN completa 75 anos a serviço da hegemonia dos EUA, diz analista
Enquanto no ano passado o último parágrafo da seção "sobre o ataque da Rússia e a defesa da Ucrânia" afirmava que "é óbvio que a Rússia perdeu em grande parte seu poder militar por meio desse ataque à Ucrânia, e que, no futuro, a médio e longo prazo, o poder do Estado na Rússia entrará em declínio. Existe a possibilidade de que o equilíbrio do poder militar com os países vizinhos mude", neste ano a seção muda visivelmente de tom.
"Além da resistência obstinada da própria Ucrânia, a comunidade mundial adotou sanções em unidade e continua apoiando a Ucrânia, a situação é tal que a Rússia deve pagar um preço alto", diz o relatório deste ano.
A Rússia leva a cabo desde 24 de fevereiro de 2022 uma operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente russo Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio por parte do regime de Kiev" e combater os riscos para a segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o leste.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала