- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia planeja gastar até 5% do PIB na defesa em 2025, diz chanceler do país

© AP Photo / Czarek SokolowskiMembros das Tropas de Defesa Territorial voluntárias marcham com bandeiras da Polônia em celebração do Dia do Exército Polonês, em Varsóvia, Polônia, 15 de agosto de 2023
Membros das Tropas de Defesa Territorial voluntárias marcham com bandeiras da Polônia em celebração do Dia do Exército Polonês, em Varsóvia, Polônia, 15 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2024
Nos siga no
Varsóvia anunciou a continuação do aumento dos gastos militares, referindo que 23 dos 32 Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), incluindo a Polônia, já cumprem as exigências mínimas.
As autoridades polonesas planejam aumentar ainda mais os gastos com defesa, elevando-os para 5% do PIB em 2025, revelou neste sábado (13) o ministro das Relações Exteriores do país.
"Vinte e três dos 32 países aliados gastam 2% do PIB em defesa. A Polônia gasta quatro, e no próximo ano gastaremos cinco", disse Radoslaw Sikorski à agência norte-americana Bloomberg.
Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), disse na quarta-feira (10) que os países do bloco aumentaram seus gastos gerais com defesa em 30% nos últimos três anos.
Andrzej Duda, presidente da Polônia, faz declaração à mídia em Varsóvia, Polônia, 10 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Panorama internacional
Presidente da Polônia exorta Estados-membros da OTAN a aumentarem despesa militar para 3% do PIB
Os Estados-membros da OTAN acordaram, em uma cúpula de 2023 em Vilnius, Lituânia, gastar um mínimo de 2% do PIB em defesa, metas que já foram dadas previamente em 2006 e 2014. Atualmente, de acordo com a aliança, 23 dos 32 países da OTAN gastam pelo menos 2% do PIB em despesas militares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала