Conselheiro de Trump adverte sobre perigos de provocar a Rússia a partir do apoio à Ucrânia
19:23 16.07.2024 (atualizado: 20:19 16.07.2024)
© AP Photo / Matt RourkeO ex-presidente dos EUA Donald Trump durante evento de campanha em Concord, New Hampshire. EUA, janeiro de 2024
© AP Photo / Matt Rourke
Nos siga no
Washington provoca de forma constante Moscou e ainda arrisca a possibilidade de uma nova guerra mundial ao permitir que a Ucrânia lance mísseis fabricados nos Estados Unidos em direção ao território russo, disse nesta terça-feira (16) o conselheiro de campanha do ex-presidente Donald Trump.
"Estamos à beira da Terceira Guerra Mundial. Acabamos de autorizar os ucranianos a lançarem mísseis fabricados nos EUA em direção à Rússia", alertou o conselheiro do candidato republicano, Chris LaCivita.
O especialista acrescentou que este é "um assunto sério". LaCivita fez as declarações durante a convenção nacional do Partido Republicano, que na última segunda (15) escolheu Trump como seu candidato para as eleições nacionais de novembro.
Para além do conselheiro, o candidato a vice-presidente escolhido por Trump, o senador republicano por Ohio James David Vance, também tem sido fortemente crítico da continuidade da ajuda militar norte-americana ao regime de Kiev, e chegou a escrever um editorial no The New York Times em que defende que "a matemática sobre a Ucrânia não fecha". Para Vance, os EUA não têm "a capacidade de fabricar a quantidade de armas que a Ucrânia precisa que forneçamos para vencer o conflito".
Vance ainda considerou os planos de confiscar ativos russos para cobrir os custos do conflito por procuração na Ucrânia "perigosos". No final do ano passado, ele alegou que Vladimir Zelensky deveria abrir mão das reivindicações sobre territórios recentemente reintegrados à Rússia e negociar um acordo para encerrar o conflito do país com Moscou.