- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN avança na Ásia-Pacífico e mina ordem regional centrada na ASEAN, diz Lavrov

© Sputnik / Sergei GuneevSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sobre cooperação multilateral para uma ordem mundial mais justa, democrática e sustentável, em 16 de julho de 2024
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) sobre cooperação multilateral para uma ordem mundial mais justa, democrática e sustentável, em 16 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2024
Nos siga no
O chanceler russo criticou as ações da Aliança Atlântica, que disse estar formando blocos exclusivos, como o AUKUS, na região da Ásia-Pacífico, enquanto a arquitetura de segurança regional é baseada em "princípios de igualdade".
A infraestrutura militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está se deslocando para a região da Ásia-Pacífico para minar a arquitetura de segurança existente na região, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia.
Logotipo circular gigante da OTAN erguido na base aérea de Kucove, na Albânia, para uma cerimônia dedicada à reabertura da base após reformas, 4 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024
Panorama internacional
'OTAN já fez uma bagunça na Europa' e não deveria prejudicar a Ásia-Pacífico, diz Pequim
Sergei Lavrov chamou a atenção para as palavras dos líderes dos Estados-membros da OTAN sobre o papel preponderante da aliança na Ásia-Pacífico e a disseminação do domínio nessa região.

"A infraestrutura militar da OTAN está avançando para a região do oceano Pacífico com um objetivo óbvio: minar a arquitetura centrada na ASEAN [sigla em inglês para Associação de Nações do Sudeste Asiático], que por muitas décadas foi construída sobre os princípios de igualdade, consideração de interesses mútuos e consenso", disse Lavrov em uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

De acordo com o ministro, os EUA e seus aliados estão formando novos blocos próprios, como o AUKUS. Ele surgiu em 2021, formado por Austrália, EUA e Reino Unido, com o objetivo de suprir a primeira com submarinos movidos a energia nuclear. No entanto o grupo tem reforçado os contatos com a Nova Zelândia e outros países da região da Ásia-Pacífico.
A China e vários especialistas internacionais veem o AUKUS como dirigido contra Pequim, em uma tentativa de conter sua ascensão na arena internacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала