- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Como Moscou pode responder à implantação de armas de longo alcance dos EUA na Europa?

© Foto / MC1 Ronald Gutridge / Marinha dos EUASubmarino Annapolis, da Marinha dos EUA, dispara míssil Maritime Strike Tomahawk (MST)
Submarino Annapolis, da Marinha dos EUA, dispara míssil Maritime Strike Tomahawk (MST) - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2024
Nos siga no
Moscou tem uma série de opções à sua disposição para responder aos planos dos EUA de posicionar mísseis Tomahawks e hipersônicos na Alemanha.
É o que disse à Sputnik o veterano das Forças Armadas suecas e observador político e militar Mikael Valtersson.

"Esse movimento dos EUA e da Alemanha será certamente respondido pelas autoridades russas", disse Valtersson à Sputnik, dizendo acreditar que a Rússia pode começar implantando "novos mísseis de dupla utilização na região de Kaliningrado e talvez também em Belarus".

Isso pode ser seguido pela colocação de mísseis estratégicos nos recentemente restabelecidos distritos militares de Moscou e Leningrado, segundo o observador.
Chefes de delegações dos Estados-membros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), países e organizações internacionais convidados em Astana, Cazaquistão, 4 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2024
Panorama internacional
Organização de Xangai está gradualmente se tornando rival da OTAN, diz mídia norte-americana

"Ao fazer isso, a Rússia diminui o tempo que a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] tem para detectar e responder a um lançamento russo de mísseis de médio alcance", disse Valtersson sobre esse aspecto da potencial resposta retaliatória.

"Outra opção seria implantar novos mísseis no Extremo Oriente para tornar o Alasca, e talvez a Costa Oeste dos EUA, um alvo para mísseis russos [de alcance intermediário]", continuou Valtersson.
Outra possibilidade, segundo o especialista, seria "a implantação de mísseis de médio alcance ao sul da Europa… e perto dos EUA", se for possível chegar a um acordo com um ou mais países do Norte de África.
Mais um passo potencial "óbvio" para Moscou seria "tornar a Alemanha um alvo muito mais importante para os mísseis russos no futuro", acredita o observador de defesa sueco, salientando que esse foi "um fato que vários partidos alemães levantaram" quando intervieram em oposição à implantação programada de mísseis dos EUA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала