- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Blindado de transporte BTR-82A da Milícia Popular de Donetsk em rua de Mariupol - Sputnik Brasil

880º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área. Em 17 de maio, Vladimir Putin disse que Moscou não tem intenção de tomar Carcóvia, mas sim criar "uma zona-tampão" a fim de proteger a população das regiões russas fronteiriças que quase diariamente são atacadas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Antigas primeiroRecentes primeiro
14:02 22.07.2024
Borrell diz ter perdido a esperança que a Hungria vá desbloquear fundos para a Ucrânia
13:55 22.07.2024
Forças Armadas da Ucrânia disparam contra Donetsk e Gorlovka, segundo República Popular de Donetsk
Segundo a representação da República Popular de Donetsk (RPD) no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia (JCCC, na sigla em inglês), o distrito Kirovsky de Donetsk e o distrito Nikitovsky de Gorlovka foram atingidos por 16 projéteis de artilharia de 155 milímetros do Exército ucraniano entre as 16h45 e 18h45 (horário local, 10h45 e 12h45 no horário de Brasília).
13:51 22.07.2024
Hungria e Eslováquia abrem consultas na Comissão Europeia sobre a Ucrânia ter cessado trânsito do petróleo
13:50 22.07.2024
Aumenta drasticamente a demanda e o preço pela saída ilegal de cidadãos da Ucrânia
13:38 22.07.2024
Hungria bloqueia proposta da Polônia de realizar Conselho da UE sobre as Relações Exteriores da Ucrânia, diz MRE polonês
08:24 22.07.2024
Ataque ucraniano na cidade de Donetsk deixa 1 morto e 4 feridos
Um civil foi morto e quatro ficaram feridos no bombardeio de tropas ucranianas de bairros densamente povoados da cidade de Donetsk com foguetes de alta precisão Himars, relatou o chefe da República Popular de Donetsk (RPD), Denis Pushilin.
05:14 22.07.2024
05:14 22.07.2024
O presidente Joe Biden se encontra com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2024
Panorama internacional
Kiev continuará a escalada energética 'conforme ditado pelas ordens de Washington'
05:13 22.07.2024
Rússia intercepta canal de fornecimento de explosivos a partir da Alemanha e Itália
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) interceptou um canal de fornecimento de explosivos e detonadores elétricos, a partir da Alemanha e da Itália, destinados a ataques terroristas na Rússia, informa o centro de relações públicas do FSB.
"Os meios [para atentados] terroristas eram transportados gradualmente em várias remessas postais da Itália e da Alemanha e estavam escondidos nas cavidades de peças sobressalentes para automóveis", informa o comunicado.
02:40 22.07.2024
Defesa antiaérea russa derruba durante esta noite 75 drones ucranianos em várias regiões
Durante a última noite, a defesa antiaérea da Rússia derrubou 47 drones ucranianos sobre a região de Rostov, três sobre as regiões de Belgorod, Voronezh e Smolensk, oito sobre a região de Krasnodar e 17 sobre os mares Negro e de Azov, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
02:28 22.07.2024
Drone kamikaze ucraniano é derrubado na região russa de Smolensk
Defesa antiaérea da Rússia destruiu um drone kamikaze que tentou atacar locais na região de Smolensk, o ataque não provocou feridos ou danos no solo, disse o governador Vasily Anokhin. Ele acrescentou que o drone ucraniano foi destruído no ar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала