- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em meio a altas tensões após assassinato, EUA declaram compromisso com Israel contra ameaças do Irã

© Jim Watson / AFPO presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), aperta a mão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante reunião no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., em 25 de julho de 2024
O presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), aperta a mão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante reunião no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., em 25 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2024
Nos siga no
O comprometimento de Washington com a segurança de Israel é firme e inclui a defesa de Tel Aviv em caso de ameaças do Irã, disse o porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel.
A resposta de Patel abordou a questão sobre se os EUA ajudariam o Estado israelense no caso de uma retaliação iraniana pelo assassinato do líder político do Hamas Ismail Haniya.

"Nosso compromisso com a segurança de Israel é inabalável, e, claro, parte disso inclui a defesa de Israel quando enfrentamos ameaças de atores malignos, como o regime iraniano", disse Patel durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (31).

O movimento palestino Hamas disse que Haniya foi morto em um ataque israelense em sua residência na capital iraniana nas primeiras horas da manhã de hoje.
O líder do grupo palestino compareceu à cerimônia de posse do novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian.
Ismail Haniyeh durante entrevista coletiva após reunião com o então presidente libanês, Michel Aoun, em Beirute. Líbano, 28 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.07.2024
Panorama internacional
Brasil condena assassinato de Ismail Haniya; Rússia convoca reunião extraordinária do CSNU
Mais cedo, ainda nesta quarta, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, alertou que vingar o assassinato de Haniya é "dever de Teerã", uma vez que o assassinato ocorreu na capital iraniana.

"O regime sionista criminoso e terrorista, com essa medida, preparou o terreno para uma punição severa para si mesmo. Consideramos a vingança de sangue por ele [Haniya], que foi martirizado dentro do território da República Islâmica do Irã, o nosso dever", disse Khamenei, citado pela agência Tasnim.

O aiatolá acusou Israel de ter feito a ação, no entanto, à Sputnik, um representante do Exército israelense disse que Tel Aviv não assumiu a responsabilidade pelo assassinato do líder, conforme noticiado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала