- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocidente receia que a China pode se tornar uma potência nuclear semelhante aos EUA, relata jornal

© AP Photo / Aviador sênior Clayton WearEsta foto fornecida pela Força Aérea dos EUA mostra o lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado durante um teste de desenvolvimento (foto e arquivo)
Esta foto fornecida pela Força Aérea dos EUA mostra o lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado durante um teste de desenvolvimento (foto e arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2024
Nos siga no
O programa nuclear chinês suscita preocupações no Ocidente, já que os líderes ocidentais temem que a China se torne uma potência nuclear comparável aos EUA, escreve o Financial Times.
"A China está expandindo seu arsenal de ogivas nucleares e modernizando as forças para sua entrega. Segundo alguns funcionários estrangeiros, esses passos poderiam transformar o país em uma potência nuclear comparável aos EUA e à Rússia", aponta o jornal.
De acordo com o artigo, Pequim lançou uma "ofensiva diplomática" contra a política nuclear dos EUA. Em particular, Pequim apelou aos países com armas nucleares para firmar um tratado "sobre não serem os primeiros a usar armas nucleares uns contra outros".
O lado chinês também acusou os EUA de "grave violação" do Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) por causa do programa estadunidense "guarda-chuva nuclear" para proteger os aliados.
Segundo fontes dentre as autoridades dos EUA, este apelo de Pequim é motivado pelo desejo de "sufocar a crítica ocidental" no contexto da acumulação do potencial nuclear da China.
Míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) Minuteman III desarmado do Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA é lançado durante teste operacional na Base da Força Aérea de Vandenberg. Califórnia, EUA, 4 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2024
Panorama internacional
Assessores de Trump querem que EUA retomem testes nucleares; administração Biden discorda
Anteriormente informou-se que a administração do atual presidente dos EUA, Joe Biden, e os democratas se opõem a um apelo de assessores de Donald Trump, ex-presidente dos EUA (2017–2021), para retomar os testes nucleares.
No final de junho, Robert O'Brien, ex-conselheiro de Segurança Nacional do ex-presidente Trump, apelou em um artigo para a revista norte-americana Foreign Affairs à retomada dos testes nucleares dos EUA se o republicano for reeleito. Ele argumentou que a medida supostamente ajudaria os EUA a combater a Rússia e a China.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала