Em meio ao aumento das tensões, Israel conclui sistema de alerta de perigos por telefone
16:42 04.08.2024 (atualizado: 17:47 04.08.2024)
© AP Photo / Leo CorreaMísseis interceptados no céu da região Sul, próximo a Tel Aviv. Israel, 2 de dezembro de 2023
© AP Photo / Leo Correa
Nos siga no
O Comando de Logística das Forças de Defesa de Israel concluiu os testes de um novo sistema de alerta para cidadãos sobre perigos via telefones móveis, levando em consideração sua localização, informou o jornal Times of Israel.
Segundo a publicação, o novo sistema de alerta é baseado na tecnologia de transmissão em massa Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens curtas para diversos telefones em uma área específica.
"O sistema permitirá receber mensagens sobre situações de emergência em larga escala, como ataques com mísseis contra Israel", escreve o jornal, citando um comunicado do Comando de Logística do Exército.
O jornal acrescenta que os alertas de perigo aparecerão no telefone do usuário sem a necessidade de instalar outros aplicativos. "No caso de ataques de foguetes, mísseis ou drones, sirenes tocam nas áreas afetadas. No entanto, aqueles com as janelas fechadas que estão usando unidades de ar-condicionado ou ventiladores barulhentos, bem como aqueles com deficiência auditiva, podem nem sempre ouvir os alertas", justifica.
Juntamente com as notificações, será emitido um sinal sonoro com uma mensagem. O Comando de Logística afirma que o sistema é destinado a situações de emergência em larga escala e inesperadas, conforme mencionado pelo jornal.
"A transmissão não é baseada em GPS, que sofreu interrupções em meio à guerra em andamento, mas sim no posicionamento de torres de celular", finaliza.